Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura e literacia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Leitura e literacia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Fase de Escola do CNL

Realizou-se hoje na nossa escola a prova de apuramento do Concurso Nacional de Leitura, que contou com a presença de vinte e sete alunos. Os participantes responderam a dois questionários sobre as obras selecionadas: o conto "O Tesouro", de Eça de Queirós, e O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry.

A BE entrevistou a Catarina Gomes, do 7º D sobre a prova.

BE: Catarina, achas que a prova foi difícil?
Catarina: Foi muito fácil, principalmente a parte sobre O Principezinho.
BE: Qual das duas histórias mais te interessou?
Catarina: A história que mais me interessou foi O Principezinho.
BE: Porquê?
Catarina: Porque gostei muito do enigma do Principezinho, pois ele não se revelava abertamente, apenas por enigmas. E também gostei muito da amizade que ele fez com a raposa, da importância que ele dava à flor e ao seu planeta, e das perguntas que ele fazia e que nunca desistia delas.
BE: Mas o final da história é um pouco triste, não achas?
Catarina: Sim, achei um pouco triste porque o Principezinho despediu-se do narrador e quando a serpente o mordeu, ele ficou triste e abatido e ficamos a pensar que ele morreu.
BE: Uma pergunta em relação ao conto O Tesouro: gostaste deste conto, que mensagem retiraste dele?
Catarina: Gostei. A mensagem que eu retirei deste conto foi que a ambição e a riqueza podem levar à morte.
BE: Obrigada pela entrevista, Catarina. Boa sorte para os resultados! Esperamos que sejas uma das finalistas!
Catarina: Eu é que agradeço.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Concurso Nacional de Leitura


Na próxima quarta-feira, dia 11, às dez horas, terá lugar no auditório da nossa escola a Final da Fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura.
Até lá, boas leituras!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Concurso

Nacional de Leitura

2012




Está a decorrer a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura - a fase de escola.
Nesta primeira fase, os alunos do 3º Ciclo inscritos no CNL têm duas obras para ler com muita atenção: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, e "O tesouro", de Eça de Queirós. A primeira obra é um livro já conhecido de muitos amiguinhos leitores, mas relê-lo é sempre uma experiência nova. A segunda obra, também escolhida pelos professores de Língua Portuguesa do 3º Ciclo, é um pequeno conto que termina de uma forma bastante curiosa... e dramática.
E nada mais podemos adiantar. Leiam as obras com muita atenção, pois na próxima semana (em dia ainda a agendar) realizar-se-á a sessão de apuramento de três finalistas para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

xmasln7.gif (4815 bytes)

Feira do Livro de Natal
xmasln7.gif (4815 bytes)

Amiguinhos, já começou a nossa feira do Livro de Natal!
Apareçam, venham ver... e ler. Não é obrigatório comprar, ler SIM!
A feira tem o apoio do Grupo Leya.


Até 2 de dezembro!


Fotos de Lucas Gabriel, 8º C

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Acordo Ortográfico!

A turma do CEF 1, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, com a professora Ana Paula Coelho, elaborou um trabalho sobre o Acordo Ortográfico e este encontra-se agora em exposição na Biblioteca. Os alunos Rúben Melo, Beatriz Martins e Alexandre Lopes ajudaram na montagem da exposição. Muito obrigado, amiguinhos!



sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cromos da Leitura

Uma das atividades de promoção da leitura que está a decorrer na nossa BE intitula-se "Cromos da Leitura". Esta atividade convida os alunos de ambos os ciclos a seguirem um programa de leitura, completando uma caderneta de cromos.
Se ainda não te inscreveste, passa pela Biblioteca, ainda estás a tempo! Boas leituras!



quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O 6º C veio à BE!
Formação de utilizadores na BE com oferta de livros!

Os amiguinhos do 6º C com os seus professores Sandra Correia e João Barros vieram à Biblioteca para uma sessão de formação de utilizadores sobre o funcionamento da BE, a utilização do Catálogo e sobre os blogues.
Houve ainda oportunidade para uma oferta de livros do PNL, que estavam ainda à espera destes amiguinhos desde o ano passado. Ufa, mais vale tarde que nunca!
O comportamento desta turma foi 5!





sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Assinala-se em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Vamos organizar algumas atividades para celebar este mês, como por exemplo:

- Início do Passatempo do Mestre Sabichão.
- Concurso "A melhor frase sobre a Biblioteca Escolar".
- Criação de uma faixa para exposição na Biblioteca Escolar e na Biblioteca Municipal de Loulé (na faixa escreveremos a frase vencedora).
- Convite aos alunos do 5º ano para virem visitar a Biblioteca e conhecer o seu funcionamento.
- Início do Clube de Leitura.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

As Asas da Lontra Bernardina - Área de Projecto do 5º E

Mais uma peça de teatro baseada numa das histórias da obra "Contos do Mago", desta vez encenada pelos alunos do 5º E, com os professores de Área de Projecto.

Caso não consigas visualizar este slide, clica na nossa página Galeria de Fotos, na barra acima.

As Asas da Lontra Bernardina... em fantoches!

A lontra Bernardina queria, a todo o custo, ter umas asas para voar e para poder ir à Festa da Baixa-Mar...
Os alunos do 5º D com os professores de Área de Projecto, Eduardo Oliveira e Fernando Figueiras, encenaram esta história, mais uma divertida narrativa incluída na obra "Contos do Mago", da autora Helena Tapadinhas, e criaram um teatro de fantoches muito divertido. Boas vozes, sim senhor!

Caso não consigas vizualizar este slide, clica na nossa página Galeria de Fotos.


Parabéns aos alunos e aos professores!

Boas férias para todos!
O Caso do Oceano Remendado

Aqui deixamos algumas fotos da peça de teatro "O Caso do Oceano Remendado", encenada pela turma 6.º B, no âmbito da Área de Projecto, com as professoras Graciete Faria e Fernanda Fraga.


Caso não consigam visualizar este slide, cliquem na nossa página Galeria de Fotos, na barra acima.

Boas férias, amiguinhos!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dar Voz à Poesia

É como muita alegria e orgulho que a Biblioteca Escolar dá os parabéns ao aluno Leonardo Correia, do 8º A, pelo 1º Lugar na 15ª edição do Concurso Dar Voz à Poesia, promovido pela Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, e pela Biblioteca Municipal daquela cidade.

Relembro que mais de quarenta alunos da nossa Escola participaram, em Março, no âmbito da Semana da Leitura, neste concurso, que foi divulgado a alunos e professores pela nossa Biblioteca Escolar.
Algumas amiguinhas da BE (a Sara, a Rafaela, a Alexandra, a Carolina, a Raquel e a Marileia) ainda nos ajudaram no envio dos poemas, colaborando na organização dos poemas em envelopes para envio para o concurso, o que demonstra que o trabalho em conjunto, feito com boa vontade e espírito de iniciativa dá bons frutos!

Quanto ao poema do Leonardo, vencedor do Escalão B - alunos dos 2º e 3º Ciclos, ele é muito simples e pequenino. O seu títilo é "A dança do vento".

O Leonardo é, pois, convidado da Câmara Municipal de Ovar para, no próximo domingo, dia 3 de Julho, receber o merecido prémio em livros no valor de cento e cinquenta euros!

Muito obrigada pela tua participação e muitos, muitos parabéns, Leonardo!

A dança do vento

A dança do vento
Vai e vem como o tempo

Dança, dança
O veloz vento
Amansa, amansa
O velho tempo.

Com tanto bailado
Fico cansado
Deste vento
Menino endiabrado.


Leonardo Correia, 8º A

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Os dois melhores leitores de 2010/2011:
Pedro e Inês

Os nossos caríssimos leitores Inês Tan e Pedro Pedrosa receberam da Biblioteca Escolar um pequeno presente e um certificado, por terem sido, com muita justiça, considerados os Melhores Leitores do Ano, destacando-se com um elevado número de requisições (e de leituras!) de livros ao longo do ano lectivo. Os números falam por si: o Pedro requisitou 97 livros e a Inês 129! Mas não são só os números que contam, conta também e, acima de tudo, saber que leram de facto muito neste ano e que a sua aprendizagem, as suas notas o seu percurso escolar saíram igualmente a ganhar.
Muitos parabéns aos nossos leitores! Continuem a ler!


Votos de boas férias, amiguinhos!

Tal como já aconteceu com o leitor Pedro Pedrosa, a BE entrevistou a leitora Inês Tan. Vamos conhecê-la melhor.

A nossa leitora Inês Tan em doze perguntas!

Biblioteca Escolar: Olá, Inês, és a leitora número um da nossa Biblioteca, isto é, a leitora com o maior número de livros requisitados. Isso tem para ti um significado especial?
Inês: Sim, porque isso reconhece a minha leitura e fico muito agradecida por ser reconhecida pelas minhas leituras.
BE: Dos livros que já requisitaste, indica dois ou três que tenham ficado na tua memória.
Inês: Os livros de que me lembro são: “Os detectives da Viela Voltaire”, “As Crónicas de Nárnia” e “Willow – A gatinha em apuros”.
BE: Apesar de as matérias do 6.º ano serem mais difíceis e apesar de teres tido Provas de Aferição, continuas a ter tempo para dedicares à leitura ou isso acontece cada vez menos?
Inês: Sim, na hora de ir deitar guardo sempre um momento para ler.
BE: Em que local ou locais preferidos costumas ler?
Inês: Em locais onde me sinto à vontade a ler e claro que têm de ser silenciosos.
BE: Foste este ano uma das vencedoras do Prémio Jack Petchey e decidiste aplicar a quantia recebida (300 euros) em livros para a Biblioteca. E até foste convidada pela professora Sílvia para ires escolher os livros. Gostaste de participar nessa escolha? Porquê?
Inês: Sim, porque para mim é sempre um prazer escolher livros que em breve irei ler.
BE: Quando lês, às vezes acontece-te fazer de contas que és tu a personagem principal ou uma das outras personagens do livro?
Inês: Sim, parece que nós, os leitores, estamos dentro da aventura.
BE: Para além da leitura, como gostas de ocupar os teus tempos livres?
Inês: Ocupo parte dos meus tempos livres a ver televisão e a jogar computador.
BE: Ficas muito aborrecida quando, por exemplo, te chamam para jantar e tu estás numa parte muito empolgante do livro?
Inês: Sim, um pouco, mas acho logo o lado positivo, logo que acabo de comer vou acabar de ler, pois quando adormeço posso sonhar com as partes do livro que li.
BE: Consideras que seres boa aluna tem a ver com o facto de seres boa leitora ou achas que não há relação entre os dois aspectos?
Inês: Sim, porque poderei encontrar palavras novas e enriquecer o meu vocabulário.
BE: Sabes que, graças a ti, alguns colegas da tua turma começaram a ler e a requisitar livros na Biblioteca, algo que antes não faziam! Que conselho darias a colegas que não gostam de ler para os convenceres a começarem a ler?
Inês: Diria que ler seria como jogar na PSP ou na Nintendo DS, mas que as imagens estão na nossa mente e que podemos jogar com as palavras.
BE: Também gostas de reler alguns dos livros que já leste, ou quando lês, está lido e pronto, não voltas a pegar nele?
Inês: Sim, gosto, porque relembro quais as aventuras que os livros nos contam.
BE: Obrigada, Inês, pela tua entrevista! Boas férias e boas leituras!
Inês: Obrigada, boas férias!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quarenta anos mais tarde...

Este é o título da obra do Sr. Filipe Viegas, avô da aluna Ivânia, do 6º F, que relata de forma muito emotiva a experiência do autor em Angola, durante e Guerra Colonial.
O Sr. Filipe Viegas, a convite da professora Fernanda Fraga e da turma 6º F, esteve hoje connosco, na Biblioteca, numa sessão em que apresentou, com muita simplicidade e emoção, este seu livro recentemente editado (Novembro de 2010).
Estiveram presentes nesta sessão as turmas 6º F, cujos alunos leram a obra no âmbito do Plano Nacional de Leitura, e 5º D, que foi também convidada a participar, com a professora Ana Cristina Silva.
O Sr. Filipe Viegas foi contando aos alunos algumas das suas vivências de guerra e respondeu às várias questões colocadas pelos alunos sobre o livro e sobre a própria guerra.
No final da sessão, o Sr. Filipe Viegas autografou os livros dos alunos e,  generosamente, ofereceu um exemplar à Biblioteca.
Resta-nos agradecer ao autor a sua disponibilidade, a sua generosidade e a sua paciência para com os mais pequenos.

Aqui ficam as fotos desta sessão e também de alguns dos desenhos realizados pelos alunos do 6º F.


Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa página Galeria de Fotos.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Contos do Mago
As Asas da Lontra Bernardina

"As Asas da Lontra Bernardina" foi um dos Contos do Mago que a professora Inês nos veio contar. Já foi há algum tempo, por isso vai saber bem recordar.


Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa página Galeria de Fotos

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista ao nosso leitor Pedro Pedrosa


Biblioteca: Olá, Pedro, como estás?
Pedro Pedrosa: Olá, estou bem, obrigado!
BE: Sabias que em Abril eras o leitor número um da Biblioteca, ou seja, o leitor que mais livros requisitou este ano? Isso revela um enorme gosto pela leitura, certo?
PP: Por acaso já tinha ouvido falar, pela D. Ricardina, mas não sabia se era verdade. Sim, eu gosto muito de ler.
BE: Este ano, começaste por requisitar livros de BD, mas depois foste avançando para outros géneros. Conta-nos um pouco como foi o teu percurso de leitura.
PP: Realmente, primeiro comecei por requisitar livros de BD, como o Astérix e Obélix, mas depois vi uns que me interessaram e decidi requisitar livros daqueles que já não tinham ilustrações, a não ser na capa.
BE: Porque gostas tanto de ler? Consegues indicar-nos três razões? Ou mais, se quiseres!
PP: Eu gosto muito de ler, porque as histórias contam-nos coisas, muitas delas não acontecem na realidade e ao ler consigo imaginar-me dentro da história e fico também a conhecer coisas que desconheço.
BE: Gostas de requisitar livros na Biblioteca Escolar, mas também tens os teus livros, as tuas colecções? Fala-nos um pouco dos teus livros: mais ou menos quantos tens, que temas ou autores preferes quando vais comprar um livro, se te oferecem muitos livros, etc…
PP: Sim, eu também tenho as minhas colecções. Eu não sei ao certo quantos livros tenho, mas tenho muitos, a maioria foram os meus pais que me compraram. Gosto mais do género de mistério e acção.
BE: Os teus pais liam-te histórias quando eras pequenino? Terá vindo daí o gosto pela leitura?
PP: Sim, os meus pais costumavam ler-me histórias, mas não sei ao certo se é daí que vem o gosto pela leitura.
BE: Qual é o livro que estás a ler neste momento? Livro ou livros?
PP: Neste momento estou a ler o livro “Para além das florestas profundas”, mas tenho três livros para ler, porque quando acabo de ler um não gosto de ficar à espera de outro.
BE: Já deixaste livros a meio por não gostares nada do que estavas a ler, por não te identificares nada com a personagem? Recordas-te de algum caso destes que queiras partilhar connosco?
PP: Sim, já deixei livros a meio, por não me identificar com a personagem, como me aconteceu no livro “A malta do 2º C”.
BE: Consideras que o gosto pela leitura, a prática que tens de leitura te ajudam a ser bom aluno, a compreender melhor as matérias, os testes, etc?
PP: Sim, considero que sim, porque através da leitura fico a conhecer muito vocabulário que me ajuda na construção de textos e na interpretação das perguntas nos testes.
BE: Gostas também de escrever? Gostarias de um dia também publicar um livro teu? De que género poderia ser?
PP: Sim, gosto de escrever. Se um dia publicar um livro, será de mistério, ficção e com muita acção!
BE: Consegues indicar-nos um Top 3 de livros? Ou quem sabe um Top 5 ou Top 10, como quiseres!
PP: O meu Top 3:
1º Casa das sombras, de Joe Carrot
2º Um copo de veneno, Os detectives da Viela Voltaire
3º O diário de um banana
BE: Só mais uma curiosidade, se é que não te importas de partilhar: qual é o teu lugar preferido para ler?
PP: O meu lugar preferido para ler é na minha cama, para além de outros, mas não consigo adormecer sem ler!
BE: Obrigada, Pedro, pela tua entrevista!
Continuação de boas leituras!

Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa nova página Leituras e leitores.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ler+ Para Vencer - 5º F

Hoje esteve na Biblioteca mais uma turma do quinto ano, desta vez o 5º F, para receberem um livro oferecido pelo Plano Nacional de Leitura. Antes da oferta dos livros, estes amiguinhos participaram com muita atenção e paciência na formação de utilizadores sobre o funcionamento da biblioteca. Pelo seu muito bom comportamento, estes amiguinhos merecem


Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa página Galeria de Fotos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ler+ Para Vencer - 5º A

Os amiguinhos do 5º A, com as suas professoras Maria Manuel Patrício e Sandra Correia, também já estiveram na Biblioteca para a actividade Ler+ Para Vencer! O comportamento destes amiguinhos foi bastante bom e ganham



Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa Página de Galeria de Fotos, em cima.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Ler+ Para Vencer - 5º D

Estes amiguinhos do 5º D, acompanhados pelas professoras Ana Silva e Sandra Rodrigues, foram os primeiros a vir à Biblioteca para receber os livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura, no âmbito do projecto Ler+Para Vencer.
A actividade teve ainda um momento de formação de utilizadores sobre o funcionamento da Biblioteca, as suas zonas funcionais, a consulta do catálogo, os blogues da BE e do Mestre Sabichão, entre outros aspectos.
Foi um momento útil e divertido. O comportamento destes amiguinhos foi simplesmente
 



Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa Página Galeria de Fotos, em cima.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura

Tertúlia de preparação para a final Distrital do CNL, com a ajuda da D. Ricardina, a nossa perita em Ondjaki, e com a professora Sílvia Baltazar, que chamuscou as pestanas a tentar perceber o complicado Sr. Valéry.
A Mariana, a Olga e o Alexandre participaram na Final Distrital, mas a sorte não quis que passassem à Final Nacional. Ficam as memórias de um dia divertido, que começou numa viagem de autocarro, passou por almoço do Mac, em Faro, um passeio pela Rua das Lojas e terminou com um lanche, já de volta a Quarteira. No próximo ano lá estaremos novamente!

Caso não consigas vizualizar este slide, clica na página Galeria de Fotos, em cima.