terça-feira, 16 de novembro de 2010

Passatempo do Mestre Sabichão - 3.ª Semana!
Contra quem era a ordem de marchar na primeira versão do nosso hino?


A Portuguesa - Hino Nacional Português

Data: 1890 (versão original)

Letra: Henrique Lopes de Mendonça

Música: Alfredo Keil

Os portugueses eram incitados a marchar contra os bretões, ou seja, contra os Ingleses
 

Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal!
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Oh, pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela pátria lutar!
Contra os Bretões
marchar, marchar!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Já temos vencedora!

A nossa vencedora do Concurso de Quadras de São Martinho é a querida Inês Tan!
A Inês é também a vencedora do mês do Projecto Jack Petchey!
Muitos parabéns, Inês!
As dezasseis quadras finalistas estão ali em cima, na página "Cantinho dos Poetas". Consulta!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

9 de Novembro, Dia Mundial Contra o Racismo


Hoje comemora-se o Dia Mundial contra o Racismo. Para assinalar a data, no nosso Salpico de Leitura de hoje lemos o texto "Viagem pelas diferenças", de Luísa Ducla Soares. Muitos amiguinhos que estavam na Biblioteca às duas da tarde foram salpicados e até participaram na leitura. Obrigada Francisco, Gonçalo, Alexandre, Rafaela, Jéssica e Carolina!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Passatempo do Mestre Sabichão - 2ª Semana!
Em que dia do ano de 1908 se iniciou o reinado de D. Manuel II?


1 de Fevereiro de 1908


O Regicídio de 1 de Fevereiro de 1908, ocorrido na Praça do Comércio, na época (mais conhecida por Terreiro do Paço), em Lisboa, marcou profundamente a História de Portugal, uma vez que dele resultou a morte do Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro, o Príncipe Real D. Luís Filipe, marcando o fim da última tentativa séria de reforma da Monarquia Constitucional, e, consequentemente, uma nova escalada de violência na vida pública do País.
Quem quer ganhar um quilo de castanhas?

Aproxima-se o São Martinho! A Biblioteca Escolar e a Sala de Estudo lançam-te este simples desafio: escreve uma quadra dedicada a São Martinho e se a tua quadra for a mais imaginativa, no dia 11 de Novembro, Dia de São Martinho, poderás ir para casa um pouco mais carregado! Com um quilo de castanhas!
Informa-te sobre o Regulamento na BE ou na Sala de Estudo. Inspira-te e boa sorte!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Projecto ALEA... o que é?

Gostarias de saber um pouco mais sobre estatística? Clica neste link

http://www.alea.pt/

... e descobre o que é a estatística de uma forma divertida, joga alguns jogos, responde a passatempos e participa em desafios.

Dá uma espreitadela!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Passatempo do Mestre Sabichão - 1ª Semana!
Como se chamava o iate que levou a família real para o exílio, que partiu da Ericeira no dia 5 de Outubro de 1910?







Iate D. Amélia IV
(réplica exposta no Museu do Brinquedo)                                    






O iate D. Amélia IV, originalmente designado por Banshee, media 70 metros e deslocava 1370 toneladas à velocidade de 15 nós. Não possuía velas, mas era maior, mais luxuoso e mais rápido do que os anteriores D. Amélia I, II e III. Este iate realizou não só as visitas régias aos Açores e à Madeira, como realizou ainda as campanhas oceanográficas de 1901 a 1907, promovidas pelo rei D. Carlos, monarca que valorizou muito a Ciência, em geral, e a oceanografia, em particular.
Na sua categoria, o D. Amélia IV estava muito próximo do famoso Princesse Alice II do príncipe Alberto de Mónaco.
O iate passou a ser designado como NRP Cinco de Outubro (NRP - Navio da República Portuguesa), depois de 5 de Outubro de 1910.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais de 1000 visualizações!

Já ultrapassámos as mil visualizações! Este é um bom momento para deixar registado um agradecimento muito especial ao aluno que deu, e continuará a dar, vida ao blogue da Biblioteca D. Dinis!

Obrigada, Gonçalo!
O Mestre Sabichão entra (finalmente) em acção!

O Mestre Sabichão está mesmo a começar. Apesar de já estar no blogue a mesma pergunta há algum tempo, ainda não tinha sido possível avançar a sério com o Passatempo de Mestre. Agora sim, pede na BE o teu cupão (podes também encontrá-lo no expositor do passatempo), preenche-o e deposita-o na caixinha vermelha! Agora ninguém o vai parar e tu também não vais querer perder este passatempo. É simples participar e vai dar que falar! Não ficas de fora, pois não?

Atenção! Responde à primeira pergunta durante esta semana, pois na próxima já teremos uma nova pergunta!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Exposição "Implantação da República"

A partir de hoje, 6 de Outubro, está disponível na Biblioteca a exposição "Implantação da República", que foi realizada com trabalhos de algumas turmas dos 2º e 3º Ciclos.
A exposição mostra cartazes com a história da Implantação da República e sobre os acontecimentos do 5 de Outubro de 1910. É ainda possível apreciar uma cópia de um dos principais jornais da época, "A Capital". A exposição conta também com uma selecção de livros alusivos à Implantação da República.