sexta-feira, 25 de março de 2011

Diário de uma visita de estudo...

Quinta-feira, 17 de Março

Querido Diário,

Tenho tantas coisas para te contar! Hoje fui a uma visita de estudo a Lisboa, para ver uma peça de teatro chamada “O Cavaleiro da Dinamarca”, e visitar duas exposições no Pavilhão do Conhecimento. Foram quatro turmas, com duas turmas em cada autocarro. A viagem de ida foi um bocadinho demorada, e quase chegávamos atrasados, mas felizmente isso não aconteceu.

Quando chegámos ao teatro, já estavam lá algumas turmas de escolas de Lisboa. Estavam claramente muito animadas, visto que não tiveram de acordar às quatro e meia da manhã para ver a esperada peça, e, mesmo assim, chegar a tempo. Podia mentir e dizer que estive atenta durante aquilo tudo, mas a verdade é que tive que fazer g’anda esforço para não adormecer ali mesmo. Na história, os narradores eram uns bailarinos muito engraçados chamados Scapinos.

Depois, fomos todos ao McDonald’s, e as mesas quase não chegavam para todos! Foi muito divertido; nunca tinha ido almoçar fora com tantos amigos.

A seguir ao almoço, fomos para o Pavilhão do Conhecimento. A primeira exposição chamava-se “Explorar”, e tinha experiências muito interessantes. Havia uma câmara de sombras (acho que era esse o nome) que tirava fotografias às nossas sombras, devias ter visto!

A segunda exposição chamava-se “Sexo, e então?” e, como o título o diz, era sobre Educação Sexual, e havia lá uns bonequinhos, e era suposto pormos as mãos na parte de trás das suas cabeças para fazermos mexer as línguas. O objectivo era mostrar-nos como se fazia um linguado, e havia experiências sobre isso.

Ainda tivemos tempo para passar pelo shopping, e vimos um jogador famoso que estava por lá a comer. Tinha um nome muito esquisito, que eu não sei dizer nem escrever.

De repente, o dia já tinha acabado e estávamos de volta ao autocarro, cheios de sono, mas mesmo assim muito animados, sem nos calarmos um segundo.

Bem, e agora vou dormir que, como podes ver, já não estou a “bater bem” por causa do sono. Até amanhã, beijinhos e um abraço!

A turma 7º C
22.03.2011

P.S. - Para recordação, tirámos algumas fotos.




quinta-feira, 24 de março de 2011

Voluntários da Leitura na Quinta do Romão

Hoje foi dia de voluntariado da leitura! Quatro alunos: a Inês, a Flávia, o Filipe do 6º C e o Paulo do 8º C, acompanhados pela professora Sílvia Baltazar, ofereceram um breve momento de poesia em três estabelecimentos comerciais da Quinta do Romão, aqui pertinho da nossa Escola.
Os estabelecimentos que nos acolheram com muito agrado e boa vontade foram: a loja de electrodomésticos Fernando Gomes, a farmácia Miguel Calçada e a Pastelaria Quinta de Romão, a quem deixamos um agradecimento muito especial. Os leitores estão de parabéns, pois conseguiram cativar o público para a audição dos textos. Eugénio de Andrade, António Gedeão e Fernando Pessoa foram os poetas escolhidos.
Na próxima semana, contamos visitar mais alguns estabecimentos comerciais da Quinta do Romão.
Até lá!

As fotos deste bocadinho de voluntariado estão no nosso separador Galeria de Fotos (na barra acima).

terça-feira, 22 de março de 2011

22 de Abril - Dia Mundial da Água

A água é talvez o bem mais precioso, mais fácil de obter e mais barato que temos. É claro que não é bem assim em todos os lugares do planeta.
Se pensarmos bem, é incrível que um bem tão indispensável e cada vez mais escasso seja tão barato e, talvez por isso, tão desperdiçado. Um estudo realizado em 2008 revelou que Portugal é um dos países que mais água gasta por habitante. Numa lista de mais de cem países, Portugal era, em 2008, o sexto país que mais água gastava por cada habitante.
Sabias, por exemplo, que uma pequena chávena de café, que tantos gostam de apreciar, pode consumir mais de 140 litros de água? É claro que não é a água usada para tirar o café ou para lavar a chávena, trata-se da água consumida em todo o processo de produção do café... Já imaginaste bem?!

segunda-feira, 21 de março de 2011


O Programa da Semana da Leitura




 
Para começar... dois dias muito importantes:
Dia Mundial da Poesia
Dia Mundial da Floresta

E porque não aliá-los? E porque não com eles dar início à Semana da Leitura?
Vem conhecer as actividades que a Biblioteca te propõe a partir desta semana e até ao final deste período: Voluntários da Leitura, Dar voz à Poesia, Cancioneiro Infanto-Juvenil D. Dinis, O Lavrador de Palavras, Concurso de Leitura em voz alta - O Ás da Leitura, divulgação dos poemas enviados para o concurso Palavras com Raízes... e outras actividades.


Passatempo do Mestre Sabichão - 8ª Semana
Também de música se construiu a República...


Carlos Paredes nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925 e faleceu em Lisboa a 23 de Julho de 2004. Foi um compositor e guitarrista português, considerado um símbolo ímpar da cultura portuguesa. É um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa e grande compositor. Carlos Paredes é um guitarrista que para além das influências dos seus antepassados - pai, avô, e tio, tendo sido o pai, Artur Paredes, o grande mestre da guitarra de Coimbra - mantém um estilo Coimbrão, a sua guitarra é de Coimbra, e própria afinação. A sua vida em Lisboa marcou-o e inspirou-lhe muitos dos seus temas e composições. Conhecido como O mestre da guitarra portuguesa ou O homem dos mil dedos.
Verdes anos é uma das suas composições mais conhecidas.
Passatempo do Mestre Sabichão - 7.ª Semana
Qual é o maior concelho algarvio?

Loulé é uma cidade portuguesa do distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com cerca de 12 103 habitantes.


Loulé é sede do maior e mais populoso município Algarvio com 765,12 km² de área e 65 444 habitantes (2008), subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almodôvar, a leste por Alcoutim, Tavira e São Brás de Alportel, a sueste por Faro, a sudoeste por Albufeira, a oeste por Silves e a sul tem litoral no Oceano Atlântico. O município de Loulé engloba duas cidades: Loulé e Quarteira. No concelho de Loulé situa-se o complexo turístico de Vilamoura/Quarteira.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Jack Petchey Speak Out Challenge 2011


Decorreu no dia 25 de Fevereiro, a semi-final concelhia do Speak Out Challenge, na Escola Secundária de Loulé. As alunas Alice Vasa, Dária Shumskaya e Patrícia Soares, do 9.º ano, estiveram nesta competição e representaram o nosso Agrupamento com intervenções sobre temas muito actuais e interessantes: a relação entre pais e filhos (Alice); a não discriminação de pessoas, independentemente da sua condição social, do seu corpo, da sua profissão e das suas opções de vida (Dária), e a luta contra o cancro, encarada por quem de bem perto acompanhou esta doença num familiar próximo que, com muita força e esperança, a venceu (Patrícia).

A aluna Patrícia Soares, com convicção e coragem, que claramente transpareceram no seu discurso, aliadas a uma presença humilde, mas muito forte e emotiva, conquistou o júri e foi uma das sete apuradas para a Grande Final do Speak Out Challenge, que terá lugar em Albufeira, no dia 8 de Abril.

Uma nota de reconhecimento muito merecida a toda a claque da Escola D. Dinis: pais, professoras e alunos, que foram insuperáveis no apoio às três participantes. Um igualmente muito merecido agradecimento à professora Ana Paula Coelho, responsável por esta actividade.

Muitos parabéns à Dária, à Alice e à Patrícia pela sua participação.
Fotos na nossa página de Apanhados.

E vamos apoiar a Patrícia, em Albufeira, certo?

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Passatempo do Mestre Sabichão
6.ª Semana

Quarteira encontra-se situada a 10 Km de Loulé, sede de Concelho, na "sub-região Litoral" do Algarve.
Não se sabe ao certo quando foi fundada mas, segundo a tradição, a sua origem remonta ao período pré-romano (Fenício, Cartaginês), com a designação toponímica de CARTEIA e mais tarde habitada pelos Romanos.
Perto da antiga Carteia, formada por colónias de pescadores cartagineses com armações de salgas de peixe, que se presume estar submersa, localiza-se Loulé Velho, onde até ao final da década de 70 existiam tanques de salga de peixe, do período romano. A 2 Km para o lado poente de Loulé Velho situa-se a estação arqueológica do Cerro da Vila (hoje Vilamoura) importante porto piscatório de ocupação romana, visigótica e muçulmana.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SPEAK OUT!!!!

É amanhã, dia 25 de Fevereiro, que as nossas alunas Alice Vasa, Darya Shumskaya e Patrícia Soares, do nono ano, irão participar na semi-final do Speak Out, que terá lugar na Escola Secundária de Loulé, às 18.00h.
A eliminatória de escola decorreu no dia 12 de Janeiro e contou com a participação de vinte e cinco alunos. Estes participaram em vários jogos de improvisação, speak out (discurso livre) e em workshops sobre comunicação.

Votos de boa sorte para amanhã! Falem muito e muito bem, meninas!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

21 de Fevereiro

Cada um de nós utiliza uma língua (ou mesmo duas) que aprendeu desde o berço. Talvez por ser assim, dá-se a essa língua a designação de língua materna, pois é a nossa língua-mãe, aquela que escutamos desde bebés, aquela que nos embalou com palavras, canções, lengalengas, rimas infantis...
Qualquer língua teve a sua origem e vai sofrendo constantes transformações. Recentemente, a Língua Portuguesa contou com várias alterações que ainda vão custando a aceitar por completo, mas havemos de chegar lá. Referimo-nos ao Acordo Ortográfico, que já remonta a 1994.
Ao longo dos tempos, muitos povos, no seu colectivo, e muitas pessoas, individualmente, ajudaram a enriquecer esse património que é a nossa língua materna: o Português.

No polivalente e na Biblioteca, decorre esta semana uma exposição de trabalhos para celebrar o Dia Internacional da Língua Materna. Vale a pena conhecer um pouco melhor a evolução da nossa língua. Vale a pena conhecer também algumas particularidades de outras línguas maternas de alguns dos nossos alunos provenientes de outros países (Ucrânia, Nepal, Bielorrússia, China, entre outros).
Esta actividade foi desenvolvida pelos alunos do 9.º ano nas aulas de Língua Portuguesa, de Educação Tecnológica e pelos alunos que frequentam as aulas de Português Língua Não Materna e contou com o apoio da Biblioteca Escolar.

Brevemente, publicaremos aqui no blogue algumas fotografias dos trabalhos expostos.