sexta-feira, 6 de maio de 2011

O velho, o rapaz e o burro... ou as más línguas do mundo!

A história contada pela D. Manuela, mãe do aluno Cláudio Barros, ofereceu um momento divertido à turma do 6º G e a todos os presentes!
Um agradecimento da BE à D. Manuela e à professora Vera Jerónimo.



Caso não consigas visualizar o slide, clica na Página Galeria de Fotos, em cima.
Concurso Nacional de Leitura

Tertúlia de preparação para a final Distrital do CNL, com a ajuda da D. Ricardina, a nossa perita em Ondjaki, e com a professora Sílvia Baltazar, que chamuscou as pestanas a tentar perceber o complicado Sr. Valéry.
A Mariana, a Olga e o Alexandre participaram na Final Distrital, mas a sorte não quis que passassem à Final Nacional. Ficam as memórias de um dia divertido, que começou numa viagem de autocarro, passou por almoço do Mac, em Faro, um passeio pela Rua das Lojas e terminou com um lanche, já de volta a Quarteira. No próximo ano lá estaremos novamente!

Caso não consigas vizualizar este slide, clica na página Galeria de Fotos, em cima.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Diigo... que devias explorar...

... a nossa nuvem de temas, mesmo por debaixo do relógio do nosso blogue!
Se clicares num dos temas, vais ter acesso a uma lista de sites educativos ou informativos sobre diversas áreas que podem ter interesse para ti.
Na organização destes links está uma ferramenta web muito útil, o Diigo, que podes explorar em www.diigo.com, criando a tua própria conta e dando início a uma colecção/biblioteca de sites relacionados com temas do teu agrado, que podes partilhar com quem quiseres.
Se tiveres sites interessantes ou temas para nos sugerir, vem à Biblioteca e partilha-os connosco, pois a nuvem continua em construção!
Bom regresso a todos!

Amiguinhos, estamos a iniciar a última etapa deste ano lectivo. Vamos ter um período muito curto para as muitas coisas que ainda há para fazer: Provas de Aferição, Testes Intermédios, Exames Nacionais, testes de avaliação, trabalhos, etc. 
Aqui deixamos alguns conselhos para todos chegarmos à meta com sucesso:

- inspirar profundamente os ares de Primavera, de preferência junto ao mar, para receber energia e força;
- comer bem, sem excessos de açúcar, de sal e de gorduras;
- dormir bem, de preferência dez horas por dia;
- praticar actividade física, podem ser caminhadas ou passeios de bicicleta;
- organizar ao máximo o estudo, para evitar más surpresas no final do ano;
- manter uma atitude positiva e optimista perante as dificuldades.

A equipa da Biblioteca deseja que este terceiro período seja uma etapa feliz para todos!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Olá, Amiguinhos!

A equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos uma Feliz Páscoa!
Aproveitem bem o tempo e divirtam-se muito, em casa ou onde quer que estejam!

Até breve!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

segunda-feira, 28 de março de 2011

O Velho, o Rapaz e o Burro ou...
... As más línguas do mundo!

Hoje foi convidada da nossa Biblioteca a mãe do aluno Cláudio Barros, do 6º G, que veio contar-nos este conto tradicional, por sinal, ainda não conhecido de todos. A D. Manuela Barros ofereceu também aos alunos do 6º G e professoras Vera Jerónimo e Esmeralda Campos um momento de poesia, recitando um poema de sua autoria sobre a temática da vida escolar.
Após a leitura e breve exploração oral do conto, os alunos dramatizaram de improviso a história, o que gerou alguns momentos bem divertidos.
Um agradecimento aos alunos e às professoras presentes, e um abraço muito grato e especial à D. Manuela pelo seu tempo, pela sua disponibilidade e pela sua boa vontade ao aceder ao nosso convite.
Fotos em breve aqui no nosso blogue!
Passatempo do Mestre Sabichão - 9ª Semana
Na histórica canção da Revolução de 25 de Abril de 1974, que vila é "morena"?

Grândola é uma vila portuguesa no Distrito de Setúbal, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Litoral, com cerca de 6000 habitantes.
"Grândola, Vila Morena" é a canção composta e cantada por Zeca Afonso que foi escolhida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para ser a segunda senha de sinalização da Revolução dos Cravos. A canção refere-se à fraternidade entre as pessoas de Grândola, no Alentejo, e fora banida pelo regime salazarista como uma música associada ao Comunismo. Às zero horas e vinte minutos do dia 25 de Abril de 1974, a canção era transmitida na Rádio Renascença, a Emissora Católica Portuguesa, como sinal para confirmar as operações da revolução. Por esse motivo, a canção ficou associada à Revolução, bem como ao início da Democracia em Portugal.

Vamos ouvir então "Grândola, Vila Morena"


sexta-feira, 25 de março de 2011

Diário de uma visita de estudo...

Quinta-feira, 17 de Março

Querido Diário,

Tenho tantas coisas para te contar! Hoje fui a uma visita de estudo a Lisboa, para ver uma peça de teatro chamada “O Cavaleiro da Dinamarca”, e visitar duas exposições no Pavilhão do Conhecimento. Foram quatro turmas, com duas turmas em cada autocarro. A viagem de ida foi um bocadinho demorada, e quase chegávamos atrasados, mas felizmente isso não aconteceu.

Quando chegámos ao teatro, já estavam lá algumas turmas de escolas de Lisboa. Estavam claramente muito animadas, visto que não tiveram de acordar às quatro e meia da manhã para ver a esperada peça, e, mesmo assim, chegar a tempo. Podia mentir e dizer que estive atenta durante aquilo tudo, mas a verdade é que tive que fazer g’anda esforço para não adormecer ali mesmo. Na história, os narradores eram uns bailarinos muito engraçados chamados Scapinos.

Depois, fomos todos ao McDonald’s, e as mesas quase não chegavam para todos! Foi muito divertido; nunca tinha ido almoçar fora com tantos amigos.

A seguir ao almoço, fomos para o Pavilhão do Conhecimento. A primeira exposição chamava-se “Explorar”, e tinha experiências muito interessantes. Havia uma câmara de sombras (acho que era esse o nome) que tirava fotografias às nossas sombras, devias ter visto!

A segunda exposição chamava-se “Sexo, e então?” e, como o título o diz, era sobre Educação Sexual, e havia lá uns bonequinhos, e era suposto pormos as mãos na parte de trás das suas cabeças para fazermos mexer as línguas. O objectivo era mostrar-nos como se fazia um linguado, e havia experiências sobre isso.

Ainda tivemos tempo para passar pelo shopping, e vimos um jogador famoso que estava por lá a comer. Tinha um nome muito esquisito, que eu não sei dizer nem escrever.

De repente, o dia já tinha acabado e estávamos de volta ao autocarro, cheios de sono, mas mesmo assim muito animados, sem nos calarmos um segundo.

Bem, e agora vou dormir que, como podes ver, já não estou a “bater bem” por causa do sono. Até amanhã, beijinhos e um abraço!

A turma 7º C
22.03.2011

P.S. - Para recordação, tirámos algumas fotos.




quinta-feira, 24 de março de 2011

Voluntários da Leitura na Quinta do Romão

Hoje foi dia de voluntariado da leitura! Quatro alunos: a Inês, a Flávia, o Filipe do 6º C e o Paulo do 8º C, acompanhados pela professora Sílvia Baltazar, ofereceram um breve momento de poesia em três estabelecimentos comerciais da Quinta do Romão, aqui pertinho da nossa Escola.
Os estabelecimentos que nos acolheram com muito agrado e boa vontade foram: a loja de electrodomésticos Fernando Gomes, a farmácia Miguel Calçada e a Pastelaria Quinta de Romão, a quem deixamos um agradecimento muito especial. Os leitores estão de parabéns, pois conseguiram cativar o público para a audição dos textos. Eugénio de Andrade, António Gedeão e Fernando Pessoa foram os poetas escolhidos.
Na próxima semana, contamos visitar mais alguns estabecimentos comerciais da Quinta do Romão.
Até lá!

As fotos deste bocadinho de voluntariado estão no nosso separador Galeria de Fotos (na barra acima).