quarta-feira, 5 de dezembro de 2018


Mozart na Biblioteca D. Dinis


No dia 5 de dezembro, dia que assinala a morte de Wolfgang Amadeus Mozart, que aconteceu no ano de 1791, os docentes de Educação Musical, Aníbal Soutinho e Carlos Sousa, proporcionaram uma experiência musical, teórico-prática, dedicada à vida e obra deste compositor, aos alunos das turmas 6.º E e 7.º C.
Os discentes  ficaram a conhecer melhor aspetos da vida e obra de Mozart e puderam participar na sessão prática, tocando e acompanhando um musicograma da Marcha Turca, uma das obras deste genial compositor com instrumentos de percussão: triângulos, tamborins, maracas e clavas. Foram momentos muito enriquecedores que contribuíram para a formação cultural e musical dos alunos.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2018


 Alunos vencedores dos Torneios de Xadrez e de Damas
e
do Campeonato SuperTmatiK


Durante o 1.º período, realizaram-se vários torneios de Damas e de Xadrez e também um campeonato de SuperTmatik na Biblioteca Escolar da Escola D. Francisca de Aragão, integrando sempre um grande número de participantes dos 2.º 3.º e 4.º anos. 
No dia 23/11/2018 realizou-se a Final do Campeonato de SuperTmatik com um premiado final, e no dia 03/12/2018 decorreu o Torneio Final de Damas e de Xadrez, com o apuramento de três vencedores.
Parabéns a todos pela vossa ativa participação!





quinta-feira, 22 de novembro de 2018


LEITURA EM VAI E VEM

Todas as semanas, realiza-se o movimento da Leitura em Vai e Vem com os alunos do Pré-Escolar, cujos pais aderiram, entusiasticamente, a esta iniciativa. São momentos de alegria para os mais pequenos, que desde logo se habituam a ir à Biblioteca, escolhendo - com ajuda, é claro! - os livros que querem ler em casa com os pais. Posteriormente, vão à Biblioteca contar a história aos coleguinhas de outra sala.
No dia 13 de novembro, os meninos da Sala Amarela, da educadora Ana Isabel, foram à Biblioteca contar uma história aos meninos da Sala Verde. Depois, a professora bibliotecária contou uma história a todos os meninos presentes. Na semana seguinte, no dia 20, os meninos da Sala Verde, da educadora Maria Assunção, contaram três histórias aos meninos da Sala Amarela. Esta atividade periódica e regular de leitura partilhada torna-se muito interessante e enriquecedora, desenvolvendo nas crianças diferentes competências e valores.










quarta-feira, 21 de novembro de 2018


PEQUENOS JORNALISTAS - ENTREVISTA

Os alunos do projetoPequenos Jornalistasforam à cantina da Escola D. Francisca de Aragão para fazer uma entrevista.

Alunos Bom dia. Gostaríamos muito de entrevistar as senhoras funcionárias para o nosso jornal. Pode ser?
Funcionárias Pode sim, meus meninos.
Alunos Digam-nos os vossos nomes, por favor.
Funcionárias - Graça, Maria Clementina, Amélia, Magda, Ana, Andreia e Fatinha.
Alunos – Quem é a funcionária  que trabalha cá há mais tempo?
D. Graça – Sou eu, tenho sessenta e seis anos ( estou quase na reforma) e já trabalho na escola há vinte anos.
Alunos – Gosta de ser cozinheira?
D. Graça Sim, gosto muito de cozinhar e nunca quis ter outra profissão. Comecei a trabalhar com treze anos.
Alunos Quantas refeições costumam servir por dia?
Funcionárias – Cerca de quatrocentas e vinte refeições.
Alunos O que é hoje o almoço?
Funcionárias - Sopa de grão com couve lombarda; filetes de pescada com puré de batata; salada de alface, tomate e beterraba; e fruta da época. Sabem, todas as semanas a cozinha recebe uma ementa nova. É elaborada por uma nutricionista. As refeições devem ser variadas, equilibradas e saudáveis, e a comida não é para deitar fora, para o lixo, pois há meninos que passam fome.
Alunos – Por que motivo usam toucas?
Funcionárias – Para não deixar cair cabelos na comida. Nós, na cozinha, temos de ter certas regras e cuidados. Tem de haver muita higiene.
Alunos – Obrigado, senhoras da cozinha. Depois oferecemos-lhes um jornal.
Funcionárias - Adeus, meninos.
Seguidamente, os alunos visitaram, com a professora bibliotecária, os diferentes espaços da cozinha. Ficaram ainda a conhecer as valências dos mesmos, e observaram a confeção dos alimentos do almoço desse dia.



Pequenos Jornalistas:
Enzo e Francisco (3.º A)
Ana e Ângela (3.º B)
Aliça e Rúben (3.º C)
Murilo e Vasco (3.º D)
Fellype e Vasco (3.º E)

Coordenação
Professora Bibliotecária



Pais/E.E. e Escola: um trabalho de parceria


Em articulação com a Biblioteca Escolar D. Francisca de Aragão, decorreu no dia 21 de novembro, pelas 15:30 h, o 2.º Encontro sobre “Parentalidade Positiva: a relação entre pais e filhos”, dinamizado pela Psicóloga Clínica Rute Barcelos do Projeto Aproxim(Art) da Cruz Vermelha - Delegação de Faro. 
Foi muito boa a adesão dos pais a este encontro. O espaço da biblioteca ficou repleto com os vinte e seis encarregados de educação e respetivos educandos.
A sessão finalizou com a realização de um desenho a quatro mãos, concretizando um dos princípios da parentalidade positiva: passar tempo de qualidade com os filhos, fazer atividades em conjunto. Aqui ficam algumas imagens deste 2.º Encontro…












segunda-feira, 19 de novembro de 2018

17 DE NOVEMBRO - DIA DO NÃO FUMADOR

O Projeto de Educação para a Saúde (PES) e a Biblioteca Escolar assinalaram , em articulação, o Dia do Não Fumador, com uma exposição que contou com diversos trabalhos dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos.



















sábado, 17 de novembro de 2018


Educar para a Consciência e Responsabilidade Ambiental



No dia 16 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Mar na Biblioteca D. Francisca de Aragão. Foi uma oportunidade para uma sessão de sensibilização acerca da poluição dos mares e dos oceanos com plásticos (e outros agentes poluidores) e chamar a atenção para a necessidade de se perseverar a natureza. Os alunos das quatro turmas do 1.º ano e das Salas Verde e Azul do Pré-escolar assistiram de forma ativa a um documentário didático e também a uma mostra de imagens de praias poluídas.
Depois, viram lindas imagens do fundo do mar, identificaram sons de animais marinhos e ainda ouviram a história de “O Polvo Coceguinhas” em suporte digital. Foi ainda elaborado, pelos alunos, ao longo da semana, um Aquário Decorativo com as pinturas e recortes de animais marinhos, e o desafio da descoberta de palavras camufladas.







quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Desafios e passatempos na BE

Amiguinhos da Biblioteca D. Dinis, temos a decorrer na Biblioteca vários desafios e passatempos em que podem participar.

O Desafio da Língua Portuguesa leva-vos a descobrir erros e truques da Língua Portuguesa.
O Geoenigma transporta-vos pelo mundo fora, à descoberta de curiosidades geográficas do nosso planeta Terra! Quem é que não gosta de viajar?

O Problema do Mês desafia-vos a pensar na resolução de questões muito práticas que envolvem a Matemática.

O Mestre Sabichão continua a lançar desafios de cultura geral sobre temas variados.

Escolham um destes desafios e participem. E porque não sugerir outros?