domingo, 9 de dezembro de 2018


Biblioteca D. Francisca de Aragão
dinamizou Teatro de Natal

No dia 7 de dezembro, a equipa da Biblioteca Escolar levou à cena a peça de teatro “Lição do Presépio”. Em palco estiveram 16 alunos das várias turmas do 3.º e 4. º anos, que nos intervalos da manhã e da hora de almoço, com a preciosa colaboração da funcionária Sílvia Afonso, andaram numa entusiasta azáfama a ensaiar.
As crianças das 4 salas do Pré-Escolar assistiram encantados à representação. O sucesso do teatro passou de boca em boca, e por isso houve pedidos das professoras e dos alunos para mais representações.
E assim foi: nos dias 10 e 14 de dezembro houve mais apresentações para as turmas do 4.º ano:  A, B, C, D, E e F; do 2.º/3.º E; e do 1.º/2.º A, B, C e D.
Parabéns a todos os participantes!




sábado, 8 de dezembro de 2018


Vencedor do Concurso Carta ao Pai Natal

Leandro P. do 2.º ano foi o vencedor do Concurso Carta ao Pai Natal dinamizado pela Biblioteca da Escola D. Francisca de Aragão, no final do 1.º período. Tal como muitos dos seus coleguinhas participantes, o Leandro pediu para si alguns presentes, mas não se esqueceu de pedir também para os outros meninos, e também pediu paz no mundo. Parabéns!





sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


 Todos Diferentes, Todos Iguais:

inclusão versus diferença
  
No âmbito das atividades integradas na Comemoração dos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e, especificamente, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a escritora Susana Jorge esteve novamente na Biblioteca D. Francisca de Aragão e, também, na Biblioteca D. Dinis para apresentar o seu último livro “O que vês?”, uma história que apela aos valores humanistas e promove uma educação inclusiva, de forma a que cada criança seja respeitada na sua dimensão humana como indivíduo com desafios a vencer.
No dia 4 de dezembro, a autora, através da animação da leitura, com uma participação ativa dos alunos, cativou todas as turmas dos 3.º e 4.º anos, e no dia 5, as turmas do 5.º (A, B, C,D, E) e 6.º anos (B, C, E).
Estes encontros decorrem de uma parceria entre as Bibliotecas Escolares do Agrupamento e a Associação Artur Duarte Rodrigues, no âmbito dos Projetos AMA cultura e educação da associação, da qual a autora é madrinha oficial.








quinta-feira, 6 de dezembro de 2018


Atividades de Natal

Realizou-se, durante dois dias, uma Feira do Livro  de Natal na Biblioteca D. Francisca de Aragão. Foi uma oportunidade para contactar com as novidades editoriais e para comprar a preço mais acessível um livro para ler nas férias de Natal. O espírito natalício esteve presente na decoração do espaço e no Karaoke de Natal que contou uma forte participação dos alunos.  Foi ainda anunciado o Teatro de Natal a ter lugar nos últimos dias do período.

Feliz Natal a todos os amiguinhos da Biblioteca D. Francisca de Aragão!






Dia Mundial da Luta Contra a Sida

A Biblioteca Escolar D. Dinis, o Projeto de Educação para a Saúde (PES) e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento assinalaram, em articulação, o Dia Mundial da Luta Contra a Sida. Durante alguns dias, os alunos das turmas dos 2.º e 3.º Ciclos elaboraram laços decorados de diversas formas alusivos ao símbolo do VIH - Vírus da Imunodeficiência Humana. Os laços foram expostos no polivalente e na biblioteca. Os alunos puderam consultar informação relativa a este vírus que ataca o sistema imunitário, as suas formas de transmissão e como evitar comportamentos de risco. No dia 4 de dezembro, na Biblioteca Escolar, os alunos das turmas dos 9.º anos, A e B, realizaram atividades de escrita lúdico-didática para aplicação dos conhecimentos adquiridos nesta ação de sensibilização.







quarta-feira, 5 de dezembro de 2018


Mozart na Biblioteca D. Dinis


No dia 5 de dezembro, dia que assinala a morte de Wolfgang Amadeus Mozart, que aconteceu no ano de 1791, os docentes de Educação Musical, Aníbal Soutinho e Carlos Sousa, proporcionaram uma experiência musical, teórico-prática, dedicada à vida e obra deste compositor, aos alunos das turmas 6.º E e 7.º C.
Os discentes  ficaram a conhecer melhor aspetos da vida e obra de Mozart e puderam participar na sessão prática, tocando e acompanhando um musicograma da Marcha Turca, uma das obras deste genial compositor com instrumentos de percussão: triângulos, tamborins, maracas e clavas. Foram momentos muito enriquecedores que contribuíram para a formação cultural e musical dos alunos.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2018


 Alunos vencedores dos Torneios de Xadrez e de Damas
e
do Campeonato SuperTmatiK


Durante o 1.º período, realizaram-se vários torneios de Damas e de Xadrez e também um campeonato de SuperTmatik na Biblioteca Escolar da Escola D. Francisca de Aragão, integrando sempre um grande número de participantes dos 2.º 3.º e 4.º anos. 
No dia 23/11/2018 realizou-se a Final do Campeonato de SuperTmatik com um premiado final, e no dia 03/12/2018 decorreu o Torneio Final de Damas e de Xadrez, com o apuramento de três vencedores.
Parabéns a todos pela vossa ativa participação!





quinta-feira, 22 de novembro de 2018


LEITURA EM VAI E VEM

Todas as semanas, realiza-se o movimento da Leitura em Vai e Vem com os alunos do Pré-Escolar, cujos pais aderiram, entusiasticamente, a esta iniciativa. São momentos de alegria para os mais pequenos, que desde logo se habituam a ir à Biblioteca, escolhendo - com ajuda, é claro! - os livros que querem ler em casa com os pais. Posteriormente, vão à Biblioteca contar a história aos coleguinhas de outra sala.
No dia 13 de novembro, os meninos da Sala Amarela, da educadora Ana Isabel, foram à Biblioteca contar uma história aos meninos da Sala Verde. Depois, a professora bibliotecária contou uma história a todos os meninos presentes. Na semana seguinte, no dia 20, os meninos da Sala Verde, da educadora Maria Assunção, contaram três histórias aos meninos da Sala Amarela. Esta atividade periódica e regular de leitura partilhada torna-se muito interessante e enriquecedora, desenvolvendo nas crianças diferentes competências e valores.










quarta-feira, 21 de novembro de 2018


PEQUENOS JORNALISTAS - ENTREVISTA

Os alunos do projetoPequenos Jornalistasforam à cantina da Escola D. Francisca de Aragão para fazer uma entrevista.

Alunos Bom dia. Gostaríamos muito de entrevistar as senhoras funcionárias para o nosso jornal. Pode ser?
Funcionárias Pode sim, meus meninos.
Alunos Digam-nos os vossos nomes, por favor.
Funcionárias - Graça, Maria Clementina, Amélia, Magda, Ana, Andreia e Fatinha.
Alunos – Quem é a funcionária  que trabalha cá há mais tempo?
D. Graça – Sou eu, tenho sessenta e seis anos ( estou quase na reforma) e já trabalho na escola há vinte anos.
Alunos – Gosta de ser cozinheira?
D. Graça Sim, gosto muito de cozinhar e nunca quis ter outra profissão. Comecei a trabalhar com treze anos.
Alunos Quantas refeições costumam servir por dia?
Funcionárias – Cerca de quatrocentas e vinte refeições.
Alunos O que é hoje o almoço?
Funcionárias - Sopa de grão com couve lombarda; filetes de pescada com puré de batata; salada de alface, tomate e beterraba; e fruta da época. Sabem, todas as semanas a cozinha recebe uma ementa nova. É elaborada por uma nutricionista. As refeições devem ser variadas, equilibradas e saudáveis, e a comida não é para deitar fora, para o lixo, pois há meninos que passam fome.
Alunos – Por que motivo usam toucas?
Funcionárias – Para não deixar cair cabelos na comida. Nós, na cozinha, temos de ter certas regras e cuidados. Tem de haver muita higiene.
Alunos – Obrigado, senhoras da cozinha. Depois oferecemos-lhes um jornal.
Funcionárias - Adeus, meninos.
Seguidamente, os alunos visitaram, com a professora bibliotecária, os diferentes espaços da cozinha. Ficaram ainda a conhecer as valências dos mesmos, e observaram a confeção dos alimentos do almoço desse dia.



Pequenos Jornalistas:
Enzo e Francisco (3.º A)
Ana e Ângela (3.º B)
Aliça e Rúben (3.º C)
Murilo e Vasco (3.º D)
Fellype e Vasco (3.º E)

Coordenação
Professora Bibliotecária



Pais/E.E. e Escola: um trabalho de parceria


Em articulação com a Biblioteca Escolar D. Francisca de Aragão, decorreu no dia 21 de novembro, pelas 15:30 h, o 2.º Encontro sobre “Parentalidade Positiva: a relação entre pais e filhos”, dinamizado pela Psicóloga Clínica Rute Barcelos do Projeto Aproxim(Art) da Cruz Vermelha - Delegação de Faro. 
Foi muito boa a adesão dos pais a este encontro. O espaço da biblioteca ficou repleto com os vinte e seis encarregados de educação e respetivos educandos.
A sessão finalizou com a realização de um desenho a quatro mãos, concretizando um dos princípios da parentalidade positiva: passar tempo de qualidade com os filhos, fazer atividades em conjunto. Aqui ficam algumas imagens deste 2.º Encontro…