sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


Uma História à Sobremesa


Todas as terças e sextas-feiras, pelas 13h:45m, na Biblioteca D. Francisca de Aragão, há a Hora do Conto. Na sexta-feira, dia 25 de janeiro, esta atividade foi realizada pelos alunos vencedores da Fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura, Adelina R. e Gonçalo M., do 4.º B, que leram para os colegas a obra selecionada para a Fase Municipal do concurso “Os Três Reis do Oriente”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Obrigada, amiguinhos, pela vossa ativa participação. Continuação de boas leituras!


quinta-feira, 24 de janeiro de 2019


Hora do Conto: Histórias Sorridentes

A autora Lígia Boldori visitou a Biblioteca D. Francisca de Aragão durantes os dias 14, 16, 17, 22, 23 e 24 do mês de janeiro, para apresentar a sua mais recente publicação “O Triatlo do Lucca e dos seus Amigos”.
Durante os encontros, que aconteceram com todos os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, foram abordados de uma forma lúdica e dinâmica temas importantes, como o desporto, a alimentação saudável e a amizade. Foram também referidas as regras básicas de higiene oral com algumas recomendações e a exemplificação dos movimentos da escova nos dentes e gengivas.
No final das sessões, todas as crianças obtiveram a oferta de uma escova de dentes.








quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Biblioteca Escolar: Apoio ao Currículo nas TIC 

A Biblioteca D. Francisca de Aragão dinamizou na tarde de quarta-feira, dia 9 de janeiro, um Workshop em que a leitura, media e informação naturalmente se entrecruzaram. As tardes de quarta-feira estão programadas para a realização de atividades semelhantes, no sentido de abranger diferentes grupos de alunos do 3.º e 4.º anos e desenvolver nestes competências na utilização das tecnologias da informação e comunicação.




terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Risultati immagini per livros gifs animados

Amiguinhos, já temos a nossa "nova" Biblioteca instalada no monobloco. O espaço é reduzido e não temos todos os livros à vossa disposição, mas o nosso carinho e vontade de vos apoiar não diminuíram. Venham visitar-nos!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019


Enigmas, Mistérios e Adivinhas

Um passatempo dinamizado pela Biblioteca Escolar D. Francisca de Aragão que conta com uma grande participação de alunos.
Semanalmente, os alunos resolvem o enigma proposto. Foram apurados os três vencedores: os alunos que mais pontuaram ao longo das dez semanas.
Obrigada, amiguinhos, pela vossa ativa participação!




quinta-feira, 3 de janeiro de 2019


Olá, amiguinhos!
A equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento D. Dinis deseja que todos tenham passado umas boas e divertidas férias de Natal e que o Novo Ano vos traga muitas alegrias e boas surpresas!
Aproveitamos para informar que a "nossa" Biblioteca D. Dinis já não está em funcionamento no local habitual, devido ao início da remodelação da nossa escola. Não serão tempos fáceis, estes de mudanças e de obras, mas, com paciência, resiliência e boa vontade, procuraremos continuar a oferecer-vos o nosso melhor apoio. Continuem a contar connosco!
Um abraço para todos e votos de um Feliz 2019!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escolas

Risultati immagini per cnl 2019

Decorreu, de 28 de novembro a 11 de dezembro, a Fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura, nas bibliotecas escolares do nosso Agrupamento. Num total de 34 alunos inscritos, foram apurados dois vencedores por cada ciclo de estudos.
Assim, no 1.º Ciclo, foram apurados os alunos:
- Adelina R. e Gonçalo M., do 4.º ano, turma B.

No 2.º Ciclo, foram apuradas as alunas:
- Beatriz A. e Marisa M., do 6.º ano, turma D.

No 3.º Ciclo, as alunas apuradas foram:
– Joana L. do 9.º ano, turma B, e Margarida S., do 8.º ano, turma B.



Estes alunos irão representar o Agrupamento de Escolas D. Dinis na Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em Loulé, no dia 18 de fevereiro, pelas 10 horas
Um agradecimento muito especial a todos os participantes e muitos parabéns aos vencedores.
A todos desejamos bom trabalho e boa sorte!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018


CONCURSOS NATALÍCIOS NA BE

O espírito de Natal já chegou à Biblioteca D. Francisca de Aragão, decorada com enfeites alusivos à quadra natalícia. A animação também já passou por lá, com um concurso de Karaoke de Natal, ocorrido no intervalo da hora do almoço, no dia 5 de dezembro, com forte adesão por parte dos alunos que puseram à prova os seus talentos.

Até o final do período, decorre o concurso Carta ao Pai Natal, aberto a todos os alunos do 1.º e 2. º anos.







domingo, 9 de dezembro de 2018


Biblioteca D. Francisca de Aragão
dinamizou Teatro de Natal

No dia 7 de dezembro, a equipa da Biblioteca Escolar levou à cena a peça de teatro “Lição do Presépio”. Em palco estiveram 16 alunos das várias turmas do 3.º e 4. º anos, que nos intervalos da manhã e da hora de almoço, com a preciosa colaboração da funcionária Sílvia Afonso, andaram numa entusiasta azáfama a ensaiar.
As crianças das 4 salas do Pré-Escolar assistiram encantados à representação. O sucesso do teatro passou de boca em boca, e por isso houve pedidos das professoras e dos alunos para mais representações.
E assim foi: nos dias 10 e 14 de dezembro houve mais apresentações para as turmas do 4.º ano:  A, B, C, D, E e F; do 2.º/3.º E; e do 1.º/2.º A, B, C e D.
Parabéns a todos os participantes!




sábado, 8 de dezembro de 2018


Vencedor do Concurso Carta ao Pai Natal

Leandro P. do 2.º ano foi o vencedor do Concurso Carta ao Pai Natal dinamizado pela Biblioteca da Escola D. Francisca de Aragão, no final do 1.º período. Tal como muitos dos seus coleguinhas participantes, o Leandro pediu para si alguns presentes, mas não se esqueceu de pedir também para os outros meninos, e também pediu paz no mundo. Parabéns!