terça-feira, 12 de março de 2019


A QUÍMICA DO AMOR COM FILIPE MONTEIRO

No âmbito da Semana da Leitura, no dia 12 de março decorreu uma sessão com o autor Filipe Monteiro para nos falar da Química do Amor, onde apresentou as principais substâncias (químicas) envolvidas no desenvolvimento das emoções relacionadas com o Amor, evoluindo a sessão com momentos divertidos e enigmáticos de pura magia. Os alunos do 8.º B e 9.º C adoraram assistir à sessão. Aqui ficam algumas imagens do encontro.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Coração sem cor

Amiguinhos fãs da escritora Susana Jorge, preparamos um pequeno slide com algumas as fotografias da sessão do dia 1 de março no auditório da Escola D. Dinis.


quarta-feira, 6 de março de 2019


A Lenda do Arlequim: Uma Lição de Vida

E porque estamos em época de Carnaval, a educadora Tânia Cabanita, da Sala Amarela, veio à Biblioteca contar A Lenda do Arlequim.


Em Veneza, aproximava-se o grande baile de Carnaval para o qual eram convidados todos os rapazes e raparigas da cidade. A única condição era que todos teriam de se apresentar mascarados.

Só o Arlequim não iria ao baile, porque era muito pobre e não tinha possibilidades para mandar costurar um fato para usar nesse importante evento, mas conta a lenda que com a ajuda dos amigos, que lhe ofereceram bocadinhos de tecido dos seus próprios fatos, o fato de Arlequim, costurado losango a losango pelas mãos da sua mãe, foi o mais bonito e o mais vistoso do baile e até foi premiado.

Quando lhe perguntaram como é que ele, tão pobre, tinha conseguido comprar um fato assim, o Arlequim respondeu que tinha sido feito com a bondade dos seus Amigos e com o coração da sua Mãe.

Nesta história, sobressaem os valores da amizade, da entreajuda, o espírito de sacrifício e a humildade. As crianças gostaram imenso de ouvir e de trabalhar esta história, tendo realizado bonitas ilustrações.

Imagem acedida em: http://oreinodonatal.blogspot.com/ (08.03.2019)

terça-feira, 5 de março de 2019

Prepara-se o desfile de Carnaval...

É costume dizer-se que o Carnaval são dois dias, mas a verdade é que, para que tudo esteja pronto para a celebração desses dois dias, são necessárias muitas horas de trabalho e de dedicação.
Na Escola D. Francisca de Aragão, alunos, funcionárias, professores e educadoras dedicaram, mais uma vez, muito e muito tempo aos preparativos para o desfile de Carnaval deste ano.
O tema (sempre atual) foi a Proteção da Natureza e de todos os seres vivos que com o Homem partilham a casa comum que é o nosso lindo planeta Terra.

Aqui registamos a quadra que serviu de mote ao trabalho deste ano e também duas fotografias do trabalho realizado nos bastidores.

Muito obrigada a todos os que colaboraram neste projeto!
Bem-hajam!

A Escola em desfile
a todos quer encantar!
A brincar queremos pedir
para a Mãe Natureza salvar.




quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Coração sem cor

No último dia deste curtinho mês de fevereiro, a escritora Susana Jorge presenteou, mais uma vez, os alunos da Escola D. Dinis com a apresentação da sua terceira obra "Coração sem cor..."
Numa sessão repleta de histórias, experiências de vida e mensagens sobre os mais preciosos valores humanos, a autora cativou o público mais jovem e não só com a sua capacidade de comunicação e de empatia.
Desta vez, as turmas participantes foram o 5ºD, o 6ºA e o 6ºD. Estes amiguinhos aderiram com muito entusiasmo às propostas de leitura da autora, colaborando com grande à vontade na dramatização de alguns excertos da obra.
Em breve revelaremos algumas fotografias, fiquem atentos!
Um grande Xi Coração à escritora Susana Jorge!
As maiores felicidades!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

A Lenda das Amendoeiras em Flor



Raminhos de amendoeira em flor alegram e perfumam a Biblioteca D. Francisca de Aragão. As crianças do Pré-Escolar da Sala Amarela, que estão agora com a educadora Tânia, vieram à Biblioteca para ouvir a professora bibliotecária contar a Lenda das Amendoeiras em Flor.




Em seguida, foram visionadas duas narrativas digitais da lenda. Depois, houve tempo para perguntas e para sentir o cheirinho das flores de amendoeira.


Acedido em https://www.youtube.com/watch?v=1Qk5Dzt6GLc (01.03.2019)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


A Importância de Ouvir e Contar Histórias:
em Família e na Escola

No âmbito do projeto de Leitura Em Vai e Vem, duas crianças do Pré-escolar da Sala Azul vieram à Biblioteca contar as histórias “Nico e Ana Querem ser Pescadores” e “Não Faças Isso, Rita Salpico!” para os coleguinhas da Sala Laranja. Que bons contadores de histórias! Em seguida, houve um diálogo orientado sobre as histórias ouvidas e contadas.



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Campeonatos de Xadrez na BE D. Francisca de Aragão

No dia 21 de fevereiro, teve lugar na Biblioteca Escolar D. Francisca de Aragão o 2º Torneio de Xadrez, do 2º Período.
Esta atividade tem por objetivo conquistar mais e mais adeptos de xadrez, um jogo que desenvolve competências de raciocínio, lógica, resolução de problemas, estratégia... e ao mesmo tempo diverte e entusiasma.
Amiguinhos, continuem a participar!




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura
Fase Municipal


Foto em https://regiao-sul.pt/2019/02/20

Os nossos alunos participaram com muito empenho e satisfação nesta significativa e enriquecedora experiência, que decorreu no dia 18 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé.
O Agrupamento de Escolas D. Dinis esteve representado pelos alunos finalistas da Fase de Escola:
- 1º Ciclo: Adelina R. e Gonçalo M. do 4º B
- 2º Ciclo: Beatriz A. de Marisa M., do 6º D
- 3º Ciclo: Margarida S., do 8º B e Joana L., do 9º B.

Parabéns, a todos, pela excelente participação!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Teatro na BE - O Sapo Apaixonado, de Max Velthuijs

Esta é a história de um lindo e simpático Sapo que se sente estranho e não consegue perceber o que se passa consigo.
Até que um amigo, o Coelho, procura num grande livro a solução para este problema e afinal o que se passa é que o sapinho está apaixonado. Por quem estará ele apaixonado?
Esta foi a história apresentada em fantoches na Biblioteca Escolar D. Francisca de Aragão, no âmbito da comemoração da Semana dos Afetos.






Para descobrires, podes ir à Biblioteca ler o livro ou então convidamos-te a ver este pequeno vídeo.