quinta-feira, 21 de março de 2019


“Uma Árvore, Um Poema”

 No dia 21 de março, na Biblioteca D. Francisca de Aragão, foi comemorado o Dia Mundial da Árvore e, ao mesmo tempo, o Dia Mundial da Poesia. As crianças do Pré-Escolar da Sala Amarela, acompanhadas pela educadora Tânia Cabanita, assistiram ao visionamento de um vídeo, resultado da adaptação da obra de Shel Silverstein, A Árvore Generosa, seguida de uma atividade de ilustração. Uma história sobre a amizade e a relação do homem com a Natureza, revelando a necessidade de sabermos respeitar e preservar a Natureza. Com os alunos mais velhinhos foram promovidas atividades de expressão plástica e de escrita sob o mote: “Uma árvore, um poema” que foram expostos na Biblioteca Escolar.





Atelier de Expressão Plástica na Biblioteca

Alguns alunos, com a colaboração da funcionária Patrícia Serôdio, aproveitaram os tempos de intervalos para elaborarem trabalhos  comemorativos  do início da primavera.


segunda-feira, 18 de março de 2019


A FAMÍLIA VEM À ESCOLA

No âmbito da Semana da Leitura, vários familiares de alunos do Pré-Escolar aceitaram o convite da Biblioteca Escolar para virem ler uma história ao grupo-turma das respetivas crianças ou educandos. Uma bisavó, várias mães e pais das crianças das quatro Salas do Pré-Escolar conseguiram, com esta atividade, orgulhosos sorrisos nas suas crianças, ajudaram a construir memórias futuras e proporcionaram a todos exemplares momentos de partilha e de convivência.


SEMANA DA LEITURA INICIOU COM QUADRAS À SOLTA


A Semana da Leitura começou cedo a ser comemorada no Agrupamento, fazendo antever a intensa programação das nossas bibliotecas escolares. Pelas 8.30 h da manhã, os alunos do 8.º B experienciaram uma aula diferente, num contexto mais envolvente e que proporcionou práticas reveladoras de aprendizagens significativas, sob o mote “Quadras à Solta! - Ler e recitar António Aleixo”. Depois de a professora bibliotecária, Luísa Soutinho, destacar a importância da leitura, e dar como exemplo a seguir o da funcionária Maria dos Anjos, a professora de Português, Ana Paula Coelho, abordou aspetos da vida e obra  do poeta António Aleixo, concluindo com uma quadra da sua autoria. Seguidamente, os alunos recitaram algumas quadras do singular poeta, natural de Vila Real de Santo António (1899), mas que se estabeleceu em Loulé durante grande parte da sua vida, vindo ali a falecer, aos cinquenta anos, em 1949.
As quadras escolhidas foram transcritas e penduradas na Árvore da Poesia, ao lado do bonito Estendal Literário, produto da colaboração da professora de Educação Visual e Tecnológica, Nicole Maurício. No final, os alunos manifestaram grande satisfação pelas atividades dinamizadas. Cultura, património e identidade devem ser preservados e valorizados. Foi lançado um desafio aos alunos. Revelaremos mais tarde.



 

LEITURA A DUAS VOZES

No primeiro dia da Semana da Leitura, O Peixe Risonho foi o poema escolhido pela professora Manuela Neves e pelos alunos do 4.º F para fazerem, na biblioteca, uma leitura a duas vozes, ilustrada com pequenos cenários pintados pelos alunos, dirigida às crianças do Pré-Escolar.
Em seguida, os alunos do quarto ano ofereceram desenhos alusivos para os mais pequenos levarem para a sala e colorirem. Os pequenos finalistas manifestaram grande satisfação nesta sedução para a leitura dirigida aos coleguinhas mais novos e disseram que gostariam de repetir a experiência para outros grupos-turma.




sábado, 16 de março de 2019

TRABALHO DE PARCERIA ENTRE ALUNOS

A cor que se tem

No âmbito da Semana da Leitura, a professora Alexandra Marques e os alunos da turma E, do 4.º ano, realizaram, na Biblioteca D. Francisca de Aragão, uma atividade que integrou a leitura expressiva do poema “A Cor Que Se Tem”, de Maria Cândida Mendonça, na qual participaram todos os alunos da turma, seguida da exploração filosófica do mesmo.
Posteriormente, os alunos do 4.º ano transformaram-se em tutores dos alunos do 1./2.º C, e, de forma colaborativa, ajudaram-nos a realizar a atividade de leitura, escrita e ilustração previamente preparada, alusiva à temática abordada. Foi muito enriquecedora a exploração de valores humanistas a partir do poema, como os de igualdade, partilha, amizade e respeito entre todas as crianças, e a cooperação estabelecida entre alunos finalistas do 1.º ciclo e alunos iniciantes.

sexta-feira, 15 de março de 2019

Histórias da Ajudaris



Pequenos gestos, grandes corações.
Este é o lema da Ajudaris, um projeto de empreendedorismo social, nascido em 2009.
As turmas 5º A, 5º D e 6º A estão a participar neste projeto.
As turmas 5º A e 5º D estão a elaborar textos, enquanto a turma 6º A fez ontem a divulgação em Histórias da Ajudaris, incluídas na obra lançada em 2017, lançando em cada turma um avião de papel colorido com uma história.
Em breve daremos mais notícias deste projeto.
SEMANA DA LEITURA 2019



Março traz-nos, mais uma vez, a Semana da Leitura. No nosso Agrupamento, decorreram ao longo da semana várias atividades: leituras entre alunos e entre turmas, presenças de escritores, exposição de trabalhos, entre outras atividades.
Em breve, partilharemos as fotografias das nossas atividades.


História Dramatizada

 No dia 15 de março, no âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 4.ºC contaram a história Os Três Terríveis Porquinhos aos alunos das turmas do 1.º/2.º A e 1.º/2.º D. As imagens foram apresentadas em suporte digital com narração e diálogos das personagens com vozes dos alunos do 4.º C. Depois, a professora Brígida Ferreira colocou à prova a atenção, a memória e percepção visual dos alunos do 1.º ano, dando uma tarefa alusiva à história para estes desenvolverem nas salas de aula. A atividade foi muito bem recebida pelas turmas do 1.º ano e foi preparada com muito gosto e empenho pelos discentes do 4.º C.






quarta-feira, 13 de março de 2019


Histórias Partilhadas

No âmbito da Semana da Leitura, o dia 13 de março demarcou-se com uma história partilhada pela educadora Tânia Cabanita, na Biblioteca da Escola D. Francisca de Aragão, onde fez magia com  a “A Aventura da Sementinha”, através da qual trouxe a todas as crianças das salas do Jardim de Infância uma experiência muito aprazível e com  diversas aprendizagens.
Literatura, Ciência e Expressão Musical foram valorizadas e articuladas no  processo desta atividade. A história foi contada em suporte digital, a experiência sobre a germinação foi vivenciada e demonstrada, a canção “Semente, Sementinha” deu um final feliz à atividade.