terça-feira, 2 de abril de 2019


TRABALHO DE PARCERIA ENTRE BIBLIOTECAS

No dia 1 de abril a Hora do Conto foi diferente para as crianças do Pré-Escolar da Sala Laranja, que se deslocaram ao Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé  para ouvirem a história “Os Três Terríveis Porquinhos” contada pela bibliotecária Ana Diogo. Em seguida, realizaram uma atividade de ilustração. Assim, além da biblioteca escolar, as crianças ficaram a conhecer a biblioteca da freguesia.
“Hoje leitores, amanhã leitores”.




segunda-feira, 1 de abril de 2019


APRENDER INGLÊS COM A MAGIA DAS HISTÓRIAS


No âmbito da Semana da Leitura, os alunos das turmas B e D do 3.º ano vieram à biblioteca com a professora de Inglês, Carla Pereira, para, de forma lúdica e divertida, com uso de um avental pedagógico, procederem à narrativa da história: "The White Leaf", aprendida anteriormente nas aulas de Inglês.
Os destinatários desta atividade foram todas as crianças do Pré-Escolar, que gostaram muito da história, com a qual aprenderam algumas cores, em inglês, e ainda levaram um pequeno livro de histórias para colorir em casa. As crianças receberam um pequeno autocolante alusivo à Semana da Leitura.





domingo, 31 de março de 2019


WORKSHOP NA BIBLIOTECA ESCOLAR


E porque continuamos a celebrar a Semana da Leitura, incluímos o habitual Workshop, que se realiza semanalmente na Biblioteca D. Francisca de Aragão para apoio ao currículo, no sentido de ajudar a desenvolver competências nos alunos ao nível do domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). desta vez, o mote foi: “Na Semana da Leitura, posso…”.


Partilhamos três textos escritos pelos nossos alunos.




sexta-feira, 29 de março de 2019


RECITAL DE “VERSOS DE CACARACÁ”

O último dia da Semana da Leitura foi marcado por um recital de poesia em que participaram todos os alunos do 4.ºB. Estiveram a assistir as turmas do 4.º ano.
No dia 29 de março, os encarregados de educação dos alunos da turma tiveram também a oportunidade de assistir a este recital. Os alunos, sob orientação da professora Lucinda Sousa, empenharam-se no treino de leitura, memorização e declamação, vestiram-se a preceito e proporcionaram um bonito espetáculo.
Foi um sucesso! Parabéns a todos!

quinta-feira, 28 de março de 2019


Biblioteca Escolar foi palco de emoções com Poesia “Pardalesca”


No âmbito do projeto “Investigadores Por Um Dia”, os alunos do 3.º ano ficaram a conhecer melhor a história da nossa freguesia. Nestas atividades, realizadas in loco, contactaram com a vida e obra de um poeta popular de Quarteira, o Poeta Pardal. O estudo, para além de fonte de inspiração para poesias escritas pelos alunos, com sugerida possibilidade de publicação, fez nascer um recital em torno da vida e obra do poeta, o qual teve lugar no dia 28 de março, na Biblioteca D. Francisca de Aragão.
Estiveram presentes os familiares dos alunos, o Sr. José Martins, que recitou poesia, o Sr. Armindo, vendedor de peixe, que contou histórias sobre Quarteira (ambos conviveram com o poeta), e o Sr. Presidente da Junta da Freguesia de Quarteira, Engenheiro Telmo Pinto.
A organização e qualidade do recital com que nos presentearam os alunos do 3.º D, com a prévia orientação da professora Marisa Livramento, não deixaram ninguém indiferente, tendo provocado momentos de bastante emoção no público assistente. Uma atividade de louvar, que deverá ser apreciada por mais pessoas. Daí o desafio feito aos alunos, pela professora bibliotecária, Luísa Soutinho, para a realização de novas sessões e em diferentes contextos.





sábado, 23 de março de 2019


Torneios de Damas e SuperTmatik

Ainda durante a celebração da Semana da Leitura, tiveram lugar os Torneios de Damas e SuperTmatik. Aqui ficam imagens desses momentos.
Obrigada a todos os amiguinhos que participaram!





sexta-feira, 22 de março de 2019

Histórias da Ajudaris


No âmbito da Semana da Leitura, a turma A do 6.º ano preparou e implementou a atividade “Ajudaris P’lo Ar”. Os alunos, sob a orientação da professora da disciplina de Português, Sílvia Ventura, transformaram os textos do livro “Histórias da Ajudaris” em aviões de papel que lançaram nas salas de aula. O aluno que o avião apanhou, a história contou. Esta foi uma forma de incentivar a leitura e de, ao mesmo tempo, divulgar um projeto solidário. A atividade foi muito bem recebida pelas turmas-alvo. Também, os alunos do 2.º D foram à Biblioteca com a professora Ana Margarida para a partilha de leituras das “Histórias da Ajudaris”. Algumas turmas do 1.º e 2.º Ciclos estão a escrever histórias e poemas para o concurso das “Histórias da Ajudaris 19”.
Muita inspiração e bom trabalho, amiguinhos!

 

 







quinta-feira, 21 de março de 2019


“Uma Árvore, Um Poema”

 No dia 21 de março, na Biblioteca D. Francisca de Aragão, foi comemorado o Dia Mundial da Árvore e, ao mesmo tempo, o Dia Mundial da Poesia. As crianças do Pré-Escolar da Sala Amarela, acompanhadas pela educadora Tânia Cabanita, assistiram ao visionamento de um vídeo, resultado da adaptação da obra de Shel Silverstein, A Árvore Generosa, seguida de uma atividade de ilustração. Uma história sobre a amizade e a relação do homem com a Natureza, revelando a necessidade de sabermos respeitar e preservar a Natureza. Com os alunos mais velhinhos foram promovidas atividades de expressão plástica e de escrita sob o mote: “Uma árvore, um poema” que foram expostos na Biblioteca Escolar.





Atelier de Expressão Plástica na Biblioteca

Alguns alunos, com a colaboração da funcionária Patrícia Serôdio, aproveitaram os tempos de intervalos para elaborarem trabalhos  comemorativos  do início da primavera.


segunda-feira, 18 de março de 2019


A FAMÍLIA VEM À ESCOLA

No âmbito da Semana da Leitura, vários familiares de alunos do Pré-Escolar aceitaram o convite da Biblioteca Escolar para virem ler uma história ao grupo-turma das respetivas crianças ou educandos. Uma bisavó, várias mães e pais das crianças das quatro Salas do Pré-Escolar conseguiram, com esta atividade, orgulhosos sorrisos nas suas crianças, ajudaram a construir memórias futuras e proporcionaram a todos exemplares momentos de partilha e de convivência.