quarta-feira, 3 de abril de 2019


Pequenos Jornalistas

Entrevista à Sra. Diretora Executiva
do Centro Paroquial de Quarteira

Os alunos do projeto “Pequenos Jornalistas” visitaram com a professora bibliotecária o Lar da Sagrada Família, do Centro Paroquial de Quarteira. Tinham um encontro marcado com a diretora executiva para uma entrevista.


Alunos: Boa tarde. Gostaríamos muito de entrevistar a senhora diretora para o nosso jornal. Pode ser?
Diretora: Pode sim, meus meninos.
Alunos: Como se chama?
Diretora: Amélia Craveiro.
Alunos: A quem pertence este lar?
Diretora: Este lar faz parte do Centro Paroquial de Quarteira. Além desta Estrutura Residencial para Idosos, funciona também como Centro de Dia. Temos também o Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL), a Creche “Os Três Pastorinhos” e o Refeitório/ Cantina Social.
Alunos: E como é que nasceu o Centro Paroquial de Quarteira?
Diretora: Nasceu em 1985, através de uma consciência comunitária, que partiu de um grupo constituído pelo Padre Elísio Dias, pároco desta freguesia, e de outros membros da comunidade, visando responder às necessidades, interesses e expetativas da população.
Alunos: A quem se destina este lar?
Diretora: A pessoas com 65 ou mais anos que, por motivos pessoais e/ ou de saúde, não consigam satisfazer por si só as suas necessidades básicas.
Alunos: Quantos idosos residentes vivem no lar, e quantos frequentam o Centro do Dia?
Diretora: Temos 37 idosos residentes e 15 no Centro de Dia.
Alunos: Quantos anos tem a pessoa mais velha?
Diretora: A pessoa mais velha tem 95 anos, e chama-se Maria do Carmo.
Alunos: Quantos funcionários trabalham aqui?
Diretora: Trabalham vinte funcionários, mais quatro irmãs religiosas que também cá moram.
Alunos: O que fazem os idosos durante o dia?
Diretora: Fazem pinturas, jogam ao bingo, fazem ginástica, cantam, há uma Hora do Conto, fazem bordados, tricô, fazem passeios no exterior, passeios à praia, passeios à piscina, vêem televisão, vão à horta, ao jardim…
Alunos: Gostaríamos muito de entrevistar alguns idosos. Podemos voltar cá outro dia?
Diretora: Claro! Com muito gosto! E por que não virem ler ou contar uma história?
Alunos: Que ótima ideia! Fica combinado. Obrigado, senhora Diretora! Depois oferecemos-lhe um jornal.
Diretora: Adeus, meninos! Até à próxima visita!

Pequenos Jornalistas Visitam
Lar da Terceira Idade de Quarteira


No dia 3 de abril, o grupo "Pequenos Jornalistas" foi visitar o Lar da Sagrada Família para fazer uma entrevista à  senhora diretora executiva da instituição. À hora combinada, os alunos foram gentilmente recebidos pela Dra. Amélia Craveiro.


terça-feira, 2 de abril de 2019


TRABALHO DE PARCERIA ENTRE BIBLIOTECAS

No dia 1 de abril a Hora do Conto foi diferente para as crianças do Pré-Escolar da Sala Laranja, que se deslocaram ao Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé  para ouvirem a história “Os Três Terríveis Porquinhos” contada pela bibliotecária Ana Diogo. Em seguida, realizaram uma atividade de ilustração. Assim, além da biblioteca escolar, as crianças ficaram a conhecer a biblioteca da freguesia.
“Hoje leitores, amanhã leitores”.




segunda-feira, 1 de abril de 2019


APRENDER INGLÊS COM A MAGIA DAS HISTÓRIAS


No âmbito da Semana da Leitura, os alunos das turmas B e D do 3.º ano vieram à biblioteca com a professora de Inglês, Carla Pereira, para, de forma lúdica e divertida, com uso de um avental pedagógico, procederem à narrativa da história: "The White Leaf", aprendida anteriormente nas aulas de Inglês.
Os destinatários desta atividade foram todas as crianças do Pré-Escolar, que gostaram muito da história, com a qual aprenderam algumas cores, em inglês, e ainda levaram um pequeno livro de histórias para colorir em casa. As crianças receberam um pequeno autocolante alusivo à Semana da Leitura.





domingo, 31 de março de 2019


WORKSHOP NA BIBLIOTECA ESCOLAR


E porque continuamos a celebrar a Semana da Leitura, incluímos o habitual Workshop, que se realiza semanalmente na Biblioteca D. Francisca de Aragão para apoio ao currículo, no sentido de ajudar a desenvolver competências nos alunos ao nível do domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). desta vez, o mote foi: “Na Semana da Leitura, posso…”.


Partilhamos três textos escritos pelos nossos alunos.




sexta-feira, 29 de março de 2019


RECITAL DE “VERSOS DE CACARACÁ”

O último dia da Semana da Leitura foi marcado por um recital de poesia em que participaram todos os alunos do 4.ºB. Estiveram a assistir as turmas do 4.º ano.
No dia 29 de março, os encarregados de educação dos alunos da turma tiveram também a oportunidade de assistir a este recital. Os alunos, sob orientação da professora Lucinda Sousa, empenharam-se no treino de leitura, memorização e declamação, vestiram-se a preceito e proporcionaram um bonito espetáculo.
Foi um sucesso! Parabéns a todos!

quinta-feira, 28 de março de 2019


Biblioteca Escolar foi palco de emoções com Poesia “Pardalesca”


No âmbito do projeto “Investigadores Por Um Dia”, os alunos do 3.º ano ficaram a conhecer melhor a história da nossa freguesia. Nestas atividades, realizadas in loco, contactaram com a vida e obra de um poeta popular de Quarteira, o Poeta Pardal. O estudo, para além de fonte de inspiração para poesias escritas pelos alunos, com sugerida possibilidade de publicação, fez nascer um recital em torno da vida e obra do poeta, o qual teve lugar no dia 28 de março, na Biblioteca D. Francisca de Aragão.
Estiveram presentes os familiares dos alunos, o Sr. José Martins, que recitou poesia, o Sr. Armindo, vendedor de peixe, que contou histórias sobre Quarteira (ambos conviveram com o poeta), e o Sr. Presidente da Junta da Freguesia de Quarteira, Engenheiro Telmo Pinto.
A organização e qualidade do recital com que nos presentearam os alunos do 3.º D, com a prévia orientação da professora Marisa Livramento, não deixaram ninguém indiferente, tendo provocado momentos de bastante emoção no público assistente. Uma atividade de louvar, que deverá ser apreciada por mais pessoas. Daí o desafio feito aos alunos, pela professora bibliotecária, Luísa Soutinho, para a realização de novas sessões e em diferentes contextos.





sábado, 23 de março de 2019


Torneios de Damas e SuperTmatik

Ainda durante a celebração da Semana da Leitura, tiveram lugar os Torneios de Damas e SuperTmatik. Aqui ficam imagens desses momentos.
Obrigada a todos os amiguinhos que participaram!





sexta-feira, 22 de março de 2019

Histórias da Ajudaris


No âmbito da Semana da Leitura, a turma A do 6.º ano preparou e implementou a atividade “Ajudaris P’lo Ar”. Os alunos, sob a orientação da professora da disciplina de Português, Sílvia Ventura, transformaram os textos do livro “Histórias da Ajudaris” em aviões de papel que lançaram nas salas de aula. O aluno que o avião apanhou, a história contou. Esta foi uma forma de incentivar a leitura e de, ao mesmo tempo, divulgar um projeto solidário. A atividade foi muito bem recebida pelas turmas-alvo. Também, os alunos do 2.º D foram à Biblioteca com a professora Ana Margarida para a partilha de leituras das “Histórias da Ajudaris”. Algumas turmas do 1.º e 2.º Ciclos estão a escrever histórias e poemas para o concurso das “Histórias da Ajudaris 19”.
Muita inspiração e bom trabalho, amiguinhos!

 

 







quinta-feira, 21 de março de 2019


“Uma Árvore, Um Poema”

 No dia 21 de março, na Biblioteca D. Francisca de Aragão, foi comemorado o Dia Mundial da Árvore e, ao mesmo tempo, o Dia Mundial da Poesia. As crianças do Pré-Escolar da Sala Amarela, acompanhadas pela educadora Tânia Cabanita, assistiram ao visionamento de um vídeo, resultado da adaptação da obra de Shel Silverstein, A Árvore Generosa, seguida de uma atividade de ilustração. Uma história sobre a amizade e a relação do homem com a Natureza, revelando a necessidade de sabermos respeitar e preservar a Natureza. Com os alunos mais velhinhos foram promovidas atividades de expressão plástica e de escrita sob o mote: “Uma árvore, um poema” que foram expostos na Biblioteca Escolar.