terça-feira, 15 de outubro de 2024

Celebrar o MIBE com livros e autores locais

 


No dia 9 de outubro, a Junta de Freguesia de Quarteira, representada por Anastasiya Bandurka e Célia Rodrigues, ofereceu às duas bibliotecas do nosso Agrupamento vários conjuntos de livros de autores locais: "A magia dos pastéis", Magaly Gouveia; "Benny descobre um tesouro", Lídia Farinha; "Dona Caroba -a história de uma alfarrobeira", Talentos Unidos/Goreti Costa; "Finamente Infinito", David Santos; " Missão Salvamento" e " O Gangue do Circo", Renato Valentim; " O Reino dos Cães de 3 Patas", Nathalie Dias; " Pingo e Gota", Susana Jorge; "Um Paraíso "Maria", Sílvia Viegas; " Yoga na Amazónia", Cátia Ramos.

 Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Quarteira visa simultaneamente fomentar a leitura e dar a conhecer os  autores locais, que vêm às escolas apresentar os seus livros, na expectativa de que os momentos de partilha despertem o interesse dos alunos e funcione como um incentivo à leitura.

 


Oficina de Escrita Criativa


 

No dia 9 de outubro, os alunos do 6.º B e alguns alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) foram convidados para virem  à biblioteca participar numa oficina de escrita criativa, seguida de ilustração, dinamizada pela professora bibliotecária. A atividade esteve relacionada com a comemoração do Dia Mundial do Animal, e foi articulada com a professora Raquel Ançã, da disciplina de Educação Visual. 

Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS): Água Potável e Saneamento




No âmbito do projeto que está a ser desenvolvido na área de CTEMAC em articulação com a biblioteca escolar, as turmas do 5.º A e B participaram numa sessão promovida pelas Águas do Algarve.

 Numa região em que a água é cada vez mais uma problemática na ordem do dia, os alunos puderam tomar consciência relativamente à origem da água que chega às nossas casas, do uso que lhes é dado, nomeadamente volume consumido nas várias atividades humanas, e das consequências do seu desperdício e poluição, abordando medidas a adotar no sentido de colmatar as atuais lacunas e preservar a água disponível.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Tertúlias Dialógicas Literárias

 


As turmas do 8.º C e E iniciaram o programa “Tertúlias Dialógicas Literárias”, dinamizadas ao longo do ano letivo pela professora bibliotecária em articulação com os docentes de Português das turmas do 8.º e 9.ºanos.

Esta prática educativa de sucesso das Comunidades de Aprendizagem tem por objetivos fomentar o diálogo e a troca de interpretações derivadas da leitura da obra, reforçar a leitura crítica e a compreensão leitora, possibilitar aos alunos falar sobre sentimentos, pensamentos, recordações, relacionar o livro a outras leituras que já fizeram e trazer à tona as sensações despertadas pela apreciação da obra. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Autor do Mês de Outubro - MIBE

                                                                                
A atividade "Autor do Mês", dinamizada na BE D. Dinis, é já uma das atividades que pode ser considerada um clássico e tem por objetivo fundamental dar a conhecer ou sugerir autores de obras, muitos dados ou falados nas aulas de Português, sendo assim uma oportunidade de desenvolver conhecimento. 
Para além da apresentação de uma pequena biografia do autor, realça-se também as principais obras do escritor selecionado por mês a fim de se fomentar o prazer da leitura.  
Carlos Drummond de Andrade, autor nascido a 31 de outubro e de nacionalidade brasileira,  nacionalidade de muitos alunos da nossa escola, foi o autor selecionado para celebrar o MIBE.

Hora do conto: "Eu não quero ir à escola!"

No dia 9 de outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as crianças da sala verde e da sala amarela do pré-escolar da Escola D. Francisca de Aragão visitaram a biblioteca escolar. Durante a visita, tiveram oportunidade de explorar o espaço da biblioteca e participar na Hora do conto.

A história escolhida para esse momento foi "Eu não quero ir à escola!" , de Lula Bell, que lhes permitiu dialogar sobre os seus sentimentos e criar uma ligação positiva entre os livros e a escola.





terça-feira, 8 de outubro de 2024

"Dez minutos a ler"

 



O projeto "Dez minutos a ler" pretende incentivar a leitura recreativa no ambiente escolar, promover o gosto pela leitura e criar hábitos de leitura e, assim, formar leitores mais competentes.

Neste ano letivos, as turmas de 4.º ano, da EB1 D. Francisca de Aragão,  já deram início a esta prática diária, ao reservarem, dez minutos para a leitura por prazer! 



segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE): Convite




                                   Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca  Escolar. 

                                  Na Escola D. Dinis temos alunos de 40 nacionalidades diferentes.

Uma oportunidade para a Biblioteca Escolar convidar a comunidade educativa a participar em atividades de partilha, cooperação, promoção da leitura e diversidade cultural, concretizando o mote comemorativo das bibliotecas, neste ano letivo.

 Livros para celebrar, leituras para refletir e dialogar e ações para ligar comunidades são algumas das sugestões para celebrar este mês.

Biblioteca escolar: espaço de interculturalidade

 



Desde logo, concretizando o mote proposto para a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE):  " Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades! ", ao longo do mês de outubro, a turma do 8.º C teve, no Dia das Línguas Europeias (26 setembro), um encontro animado com os alunos da escola secundária XLIV de Varsóvia, Polónia, através de uma vídeo chamada, na qual deram a conhecer as respetivas línguas com expressões do seu quotidiano, assim como alguns trava-línguas. Este encontro foi promovido no âmbito das Escolas Associadas da Unesco, pelas professoras Sylwia Danczak, da escola da Polónia, Isabel Gonçalves e Ana Paula Coelho, da nossa escola, com a colaboração ativa da Biblioteca Escolar D. Dinis.

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Biblioteca da Escola: Como utilizar?

 


A Formação de Utilizadores promovida pela professora bibliotecária, na Biblioteca D. Dinis, faz parte de um projeto de Literacia da Informação, cujo propósito consiste em dotar os utilizadores das competências necessárias à sua autonomia na utilização da BE.

Destinatários: alunos do 5.º ano de escolaridade.

Objetivos: dar a conhecer o funcionamento da Biblioteca, os serviços e recursos disponibilizados.

Conteúdos: sensibilizar os utilizadores para as regras que regem a biblioteca, a forma como devem agir sempre que precisam de consultar ou requisitar livros, de usar os computadores e de realizar trabalhos de pesquisa de forma autónoma e consciente ou de ocupar os tempos livres; divulgar o Guia do Utilizador e o Blog da BE e responder a um questionário sobre as atividades que desenvolveram, demonstrando, de forma lúdica, que adquiriram os conhecimentos necessários para uma utilização autónoma e eficaz da BE.

 

Duração:  Aproximadamente 45 minutos.

Estas sessões foram realizadas em contexto letivo, com o apoio dos docentes e diretores de turma.