terça-feira, 5 de março de 2013

2013 - ANO DA MATEMÁTICA
DO PLANETA TERRA



O dia 5 de março marca a abertura oficial do Ano da Matemática do Planeta Terra (MPT2013), uma iniciativa internacional organizada sob a égide da UNESCO e dirigida, em Portugal, por um Comité Nacional que reúne o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
A comemoração do Ano MPT2013 visa o desenvolvimento de atividades científicas e de divulgação sobre as questões fundamentais que hoje se colocam ao planeta, mostrando o papel essencial da Matemática na identificação, discussão e resolução dessas questões.

Educadores e professores de todos os níveis de ensino são, neste sentido, desafiados a participar na comunicação aos mais jovens dos problemas relacionados com o planeta Terra e a importância da Matemática para os enfrentar.
Da programação do evento, fazem parte conferências, cursos, exposições, concursos, efemérides e o desenvolvimento de vários projetos. Os programas organizam-se em função de 4 grandes temas aglutinadores: Um planeta para descobrir; Um planeta suportado por vida; Um planeta organizado por humanos; e Um planeta em risco.
Para além dos Museus de Ciência, Universidades e Centros Ciência Viva, muitas mais organizações estarão envolvidas em ações relacionadas com o Ano MPT2013, como a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática, o Centro Internacional de Matemática, entre outras.
Para mais informações sobre atividades, materiais pedagógicos ou submissão de eventos, sugerimos a consulta do sítio Ano Internacional MPT2013 em http://www.mat.uc.pt/mpt2013/index.html



Sem comentários:

Publicar um comentário

Livros