segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Visita ao cerro da Vila em Vilamoura

Na Escola Francisca de Aragão - 20 de novembro 15

As turmas A,B, C e E do 4º ano  deslocaram-se a Vilamoura para visitarem o Cerro da Vila.
Depois da visita os alunos escreveram um pequeno texto a descrever o que viram e ouviram. Foram expostos alguns textos e fotos na biblioteca. 



Eis o relato de um aluno do 4ºB.

Visita ao Cerro da Vila

Hoje, dia 20 de Novembro fui ao CERRO da VILA, a pé, com a minha turma.
O meu par foi o Rafael e, quando lá chegámos, esperámos um pouco.
Deixámos as mochilas numa mesa e fomos ver as ruínas romanas.
A senhora que nos ia explicar as coisas estava rouca e pediu-nos para fazer pouco barulho.
A senhora mostrou-nos os mosaicos. Depois mostrou-nos o perystilium que tinha um tanque de água que servia para refletir a luz (pois não havia electricidade). Depois mostrou-nos o frigidarium (piscina de água fria), o tepidarium (piscina de água morna) e o caldarium (piscina de água quente).
Parámos um pouco. A senhora mostrou-nos uma torre de vigia, que tinha a forma de um polígono de seis lados (um hexágono) e uma espécie de casa de banho, que servia para os romanos fazerem as suas necessidades e aproveitavam para falarem uns comos outros.
A nossa guia mostrou-nos dois poços, um era onde guardavam os cereais e o outro era onde guardavam o vinho. Também havia um tanque onde faziam o garum (pasta de peixe).
Por essa altura já estávamos esfomeados e parámos para comer.
Quando acabamos de comer, fomos ao museu e lá vimos muitas coisas deixadas pelos romanos, por exemplo: ossos de pessoas, telhas, moedas, potes onde guardavam as lágrimas…
Fomos lá para fora, para a senhora nos dizer onde enterravam as pessoas. Os mais ricos contratavam mulheres para chorar pelos seus mortos e os mais pobres ia lá a família para chorar.
Adorei a visita e espero repetir!


     Mário Bastos, nº 14, 4º B

Algumas fotos da turma do 4º B





Sem comentários:

Publicar um comentário

Livros