quinta-feira, 4 de outubro de 2018

4 de outubro
Dia Mundial do Animal

No dia 4 de outubro, nas Bibliotecas D. Dinis e D. Francisca de Aragão, comemorou-se o Dia Mundial do Animal, em articulação curricular com as educadoras do ensino Pré-Escolar, professoras dos 1.º e 2. º Ciclos e de Educação Inclusiva.

Na Biblioteca D. Dinis podemos ainda ver uma exposição com interessantes trabalhos de escrita criativa e ilustração dos alunos das turmas A, C e D do 5.º ano. Também nos expositores da Biblioteca D. Francisca de Aragão está patente uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo com marcadores, textos e ilustrações.
A manhã foi animada para as crianças das quatro salas do Pré-Escolar e para as quatro turmas do 1.º ano que assistiram à narrativa dramatizada da História da Barata, e participaram nas músicas, canções e jogos com sons de animais em suporte digital. Alguns alunos fizeram-se acompanhar do seu “animal – peluche” de estimação.
Entretanto, os cães Duna Gigi (raça Golden retriever) ajudaram a assinalar este dia,  surpreendendo os restantes alunos nas salas de aula. Que entusiasmo! As professoras Luísa Soutinho e Noélia Francisco aproveitaram a ocasião para falar de Cidadania e de Ambiente e de comportamentos responsáveis para com estes amiguinhos das crianças.
A surpresa maior estava reservada para as turmas do 4.º ano (C, D e E). A Biblioteca transformou-se num organismo vivo, num laboratório de aprendizagem aberto à comunidade educativa, com a presença de animais domésticos e selvagens (dois cães, uma tartaruga e uma cobra). Foi uma aula diferente! Os alunos aumentaram os seus conhecimentos pela observação direta, pelas sensações táteis, e pelas informações transmitidas pelo convidado presente, que esclareceu muitas dúvidas.
Pelas reações dos alunos, temos a certeza de que a Biblioteca Escolar ajudou a construir memórias: foi um dia inesquecível!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros