sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019


Todos a ler! Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

No dia 1 de fevereiro as Bibliotecas Escolares do nosso Agrupamento levaram a cabo um conjunto de iniciativas em articulação com as docentes titulares de turma do 1.º ciclo e as docentes das disciplinas de Português do 2.º e 3.º Ciclos para assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta.
A comemoração deste dia teve como objetivos promover o contacto com a leitura e chamar a importância para ler em voz alta e para o prazer de ouvir ler e partilhar histórias, narrativas ou outros textos. No 2.º e 3.ºciclos foram concretizados em algumas salas de aula os Desafios da Leitura em Voz Alta propostos pelo Plano Nacional de Leitura 2027, assim como outros desafios selecionados pelas docentes das disciplinas de Português e da disciplina de Técnicas Discursivas.
Coincidindo este dia com a comemoração do Dia da Cidade de Loulé e a oferta pela Câmara Municipal do livro “Segredos de Loulé”, algumas docentes aproveitaram ainda para os alunos fazerem a leitura das primeiras páginas do livro em voz alta.
No 1.º Ciclo, para além das sugestões de atividades que foram propostas para as salas de aula, todos os alunos do 1.º ano vieram à biblioteca para realizar a atividade denominada “Eu já sei ler!” lendo em voz alta rimas, lengalengas e adivinhas, em leitura individual, a pares ou coletiva.
Foram momentos prazerosos de leitura e de partilha junto dos colegas, docentes, professora bibliotecária e funcionárias, que participaram também na leitura de rimas e adivinhas, bem como no canto. Foi uma forma divertida de praticar a leitura inclusiva, todos juntos a ler, reforçando o auto-conceito daqueles que ainda têm algumas dificuldades na leitura, nomeadamente alunos abrangidos por medidas da educação inclusiva.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros