quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


 Projeto de Leitura Assistida por Animais

L.E.R. CÃOfiante


No dia 21 de janeiro, no âmbito de uma colaboração da Biblioteca D. Francisca de Aragão e a Câmara Municipal de Loulé, trouxemos à biblioteca escolar o projeto L.E.R. CÃOfiante. O Momo e a Maria José Mackaaij dinamizaram várias leituras para as crianças das turmas do 1.º /2.º D e 2.º /3.º A.
A situação educativa foi muito enriquecedora e ao mesmo tempo divertida, com momentos de sorrisos e de afetos motivados pela participação do Momo e pela capacidade de comunicação e de empatia da convidada. Os alunos reagiram de uma forma muito positiva e entusiasmada a esta mediação da leitura. Foi um processo muito motivador para a leitura, articulado com a literacia emocional.


Uma docente referiu que alguns alunos lhe confidenciaram que também iam começar a ler em casa para os seus animais de estimação. Quem sabe, se este encontro não despertou alguns alunos para o hábito da leitura.
A equipa da biblioteca escolar está muito grata por esta colaboração. Voltaremos a ter o Momo connosco em março.
Por agora, a equipa aceitou o convite da Maria José Mackaaij para se deslocar a Querença, a fim de realizar uma atividade na Fundação Manuel Viegas Guerreiro. Trata-se de uma colaboração e uma partilha de experiências e de saberes entre as duas instituições.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros