sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Natal na D. Dinis - Pais e Avós Vêm à Escola

 

                                            Tuna da Academia do Saber 

No dia 20 de dezembro, a Tuna Sénior da Academia do Saber veio à Escola D. Dinis alegrar a quadra natalícia, no último dia de aulas do 1.º semestre escolar.

 No auditório da escola teve lugar a Festa de Natal do pré-escolar D. Dinis. As crianças do pré-escolar cantaram canções de Natal para todos os presentes, Pais e E.E, seguidos da atuação da Tuna Sénior da Academia do Saber, que tocou e cantou uma rapsódia de canções populares, infantojuvenis, e natalícias.

Seguidamente, a Tuna dirigiu-se à biblioteca para atuar para algumas turmas do 2.º ciclo, dando mais cor e alegria ao ambiente natalício que marcava a biblioteca. O professor de Educação Musical, Luís Galrito, acompanhou a Tuna em algumas músicas, cantando e tocando viola.

Foram momentos muito bonitos e prazerosos que ligaram a comunidade à escola e aproximaram gerações: pais, avós, como carinhosamente foram chamados os elementos da tuna, crianças e jovens estudantes.



quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Sessão de apresentação do livro "Afinal, o que esconde o Natal?

No passado dia 11 de dezembro, a Biblioteca Escolar foi palco de um encontro especial com a autora Vanda de La Salete, que apresentou o seu livro, "Afinal, o que esconde o Natal?". A sessão, dirigida aos alunos das turmas D e F do 4.º ano, fez parte de uma iniciativa de promoção de autores locais organizada pela Junta de Freguesia de Quarteira.

As crianças tiveram a oportunidade de ouvir a autora falar sobre a inspiração por trás da obra, que explora os mistérios e valores que tornam o Natal uma época tão mágica. Entre leituras de trechos do livro e momentos de interação, a autora partilhou curiosidades sobre o processo criativo, incentivando os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura e pela escrita.



Celebrar Camões #LerCamoes #CamoesVCentenarioEducacao #Camoes500Anos


No dia 18 de dezembro, as turmas A e B do 6.º ano participaram na atividade “Ler e cantar Camões”, dinamizada pela Biblioteca D. Dinis em articulação com a disciplina de Educação Musical.

A professora bibliotecária, Luísa Soutinho, deu início à sessão com o enaltecimento do poeta, assinalando o V Centenário do Nascimento de Camões e dando a conhecer algumas curiosidades da sua vida e obra.

Em seguida, realizou-se a leitura em voz alta e a compreensão/ reflexão conjunta de alguns poemas. Alguns alunos do 9.º ano participaram na proposta de leitura de alguns sonetos de Camões.

 O poema “Verdes são os campos” foi cantado pelos alunos do 6.º B e pelo docente da disciplina de Educação Musical, com acompanhamento à viola. Os alunos participaram com interesse e motivação na atividade.



terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Semana Comemorativa dos Direitos Humanos


    

Foram várias as turmas do 2.º e 3.º ciclos que entre os dias 9 e 13 de dezembro participaram nas exposições, debates, e visionamento de vídeos levadas a cabo conjuntamente pela biblioteca D. Dinis, projeto Unesco, disciplinas de Cidadania e Educação Musical, para assinalarem o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado anualmente a 10 de dezembro.

O processo culminou com a realização de uma sessão na biblioteca, a 11 de dezembro, que envolveu o professor de Educação Musical, a professora bibliotecária, e os alunos do 6.º A, onde foram abordados diversos temas: racismo, discriminação, a escravidão, a liberdade de expressão, o Direito à Nacionalidade, o Direito à Justiça, o Direito à Igualdade(...), e onde ficou demonstrado o poder da música na denúncia da violação dos Direitos Humanos, com a canção “Nós e os Outros”, tema original da autoria do professor Luís Galrito, tocada e cantada pelo próprio, e ainda as canções “ Teresa Torga”  e “ Traz outro amigo também” de José Afonso, e uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de várias turmas do 7.º e 8.º anos, realizados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

                                                                               
                           
 

                                           

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Biblioteca - Espaço de Partilha Cultural

 

                                 Ações para Ligar a Comunidade

                                      Partilha de Culturas na BE

A biblioteca  D. Dinis tem promovido pequenas mostras culturais de diversos países, pois a escola é frequentada por alunos de quarenta nacionalidades.

A atividade “ Tradições e Expressões do meu País”, levou alguns alunos estrangeiros do 5.º ano a virem à biblioteca, acompanhados pela professora Manuela Figueiredo, para partilharem com os colegas algumas tradições e expressões dos seus países.

 No dia 28 de novembro, as crianças das seis salas do pré-escolar D. Dinis participaram numa partilha da cultura africana, dinamizada por Isabel Palha, assistente técnica da nossa biblioteca. Com muita curiosidade, as crianças puderam apreciar trajes típicos africanos e dançar músicas de África.



sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Semana da Diferença Versus Inclusão: "Todos Diferentes, Todos Iguais"

Como espaço privilegiado de inclusão, a biblioteca D. Dinis assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) com uma ação de sensibilização intitulada “ A Deficiência vai à escola…no caminho da inclusão”, dinamizada pela Associação Existir, de Loulé, para os alunos das turmas do 5.º C, 8.º B e 8.ºD, a par do desenvolvimento de atividades de leitura e articulação curricular, realizadas entre o dia 2 e 6 de dezembro.

Esta ação teve como intuito abordar a temática da deficiência com a apresentação de histórias reais, contadas na 1.ª pessoa, neste caso contadas pelos próprios portadores de deficiência e/ou incapacidade que frequentam algumas valências e espaços da Associação, a que se juntaram alguns relatos apresentados pelos nossos alunos.

As crianças das seis salas do pré-escolar D. Dinis, nos dias 5 e 6 de dezembro, foram sensibilizadas para o tema da diferença /igualdade, com a leitura, na biblioteca, das histórias “Não faz mal ser diferente”, de Todd Parr, e “Coração sem cor, sem diferenças”, de Susana Jorge,  previamente selecionadas para a Hora do Conto .

Foi mais um passo significativo para a promoção de atitudes mais inclusivas no agrupamento e de maior respeito para com a pessoa com deficiência em geral. Como diz Paulo Freire: “ A inclusão acontece quando aprendemos com a diferença e não com a igualdade”.



quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Biblioteca promove convívio entre crianças e jovens

 A interação que se tem criado na biblioteca, a partir da Hora do Conto,  com a turma do CEF2  e o Pré-escolar D. Dinis levou a que, na tarde do dia 28 de novembro, as crianças da sala dos Girassóis escolhessem um destes alunos para "padrinho/madrinha".

Tanto as crianças como os jovens estão a realizar e a partilhar atividades conjuntas com orientação da professora Nicole Pinto e da educadora Ana Nogueira,  que vão reforçar os laços de amizade entre ambos. Estas atividades deram origem à criação do Projeto "Laços Desiguais", do qual mais tarde daremos notícias.

    
                                             

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Voluntários da Leitura


A Isabel, assistente técnica da biblioteca, também quis ler uma história para as 6 salas das crianças do pré-escolar. “O Leão que temos cá dentro” foi o livro escolhido, no âmbito do desenvolvimento de competências emocionais. O aluno Daniel do 7.º E colaborou também na leitura junto das crianças da sala dos Girassóis. As crianças da sala dos Malmequeres pintaram o leão, e os trabalhos deram lugar a uma bonita exposição patente na biblioteca.






Leituras Partilhadas: Hora do Conto





 “De que cor é um beijinho?” foi o livro escolhido pela educadora Ana Nogueira e as crianças da sala dos Lírios para mobilizar a turma do CEF2 a  participar na Hora do Conto.

Todos os alunos leram um excerto da história e a exploração das emoções fez nascer uma interessante dinâmica interativa entre a educadora, as crianças e os jovens estudantes.

Pais/E.E. participam na Hora do Conto


No dia 22 de novembro, a mãe da Yasmin veio à biblioteca ler a história “A Minnie e o Porquinho” às crianças da Sala das Tulipas.

A biblioteca D. Dinis tem incentivado os pais a participarem no projeto de promoção da leitura que se realiza em família, com os livros requisitados na biblioteca no âmbito do Projeto de Leitura em Vai e Vem, assim como na Hora do Conto e noutras atividades promovidas pela biblioteca.