sexta-feira, 20 de maio de 2011

Entrevista ao nosso leitor Pedro Pedrosa


Biblioteca: Olá, Pedro, como estás?
Pedro Pedrosa: Olá, estou bem, obrigado!
BE: Sabias que em Abril eras o leitor número um da Biblioteca, ou seja, o leitor que mais livros requisitou este ano? Isso revela um enorme gosto pela leitura, certo?
PP: Por acaso já tinha ouvido falar, pela D. Ricardina, mas não sabia se era verdade. Sim, eu gosto muito de ler.
BE: Este ano, começaste por requisitar livros de BD, mas depois foste avançando para outros géneros. Conta-nos um pouco como foi o teu percurso de leitura.
PP: Realmente, primeiro comecei por requisitar livros de BD, como o Astérix e Obélix, mas depois vi uns que me interessaram e decidi requisitar livros daqueles que já não tinham ilustrações, a não ser na capa.
BE: Porque gostas tanto de ler? Consegues indicar-nos três razões? Ou mais, se quiseres!
PP: Eu gosto muito de ler, porque as histórias contam-nos coisas, muitas delas não acontecem na realidade e ao ler consigo imaginar-me dentro da história e fico também a conhecer coisas que desconheço.
BE: Gostas de requisitar livros na Biblioteca Escolar, mas também tens os teus livros, as tuas colecções? Fala-nos um pouco dos teus livros: mais ou menos quantos tens, que temas ou autores preferes quando vais comprar um livro, se te oferecem muitos livros, etc…
PP: Sim, eu também tenho as minhas colecções. Eu não sei ao certo quantos livros tenho, mas tenho muitos, a maioria foram os meus pais que me compraram. Gosto mais do género de mistério e acção.
BE: Os teus pais liam-te histórias quando eras pequenino? Terá vindo daí o gosto pela leitura?
PP: Sim, os meus pais costumavam ler-me histórias, mas não sei ao certo se é daí que vem o gosto pela leitura.
BE: Qual é o livro que estás a ler neste momento? Livro ou livros?
PP: Neste momento estou a ler o livro “Para além das florestas profundas”, mas tenho três livros para ler, porque quando acabo de ler um não gosto de ficar à espera de outro.
BE: Já deixaste livros a meio por não gostares nada do que estavas a ler, por não te identificares nada com a personagem? Recordas-te de algum caso destes que queiras partilhar connosco?
PP: Sim, já deixei livros a meio, por não me identificar com a personagem, como me aconteceu no livro “A malta do 2º C”.
BE: Consideras que o gosto pela leitura, a prática que tens de leitura te ajudam a ser bom aluno, a compreender melhor as matérias, os testes, etc?
PP: Sim, considero que sim, porque através da leitura fico a conhecer muito vocabulário que me ajuda na construção de textos e na interpretação das perguntas nos testes.
BE: Gostas também de escrever? Gostarias de um dia também publicar um livro teu? De que género poderia ser?
PP: Sim, gosto de escrever. Se um dia publicar um livro, será de mistério, ficção e com muita acção!
BE: Consegues indicar-nos um Top 3 de livros? Ou quem sabe um Top 5 ou Top 10, como quiseres!
PP: O meu Top 3:
1º Casa das sombras, de Joe Carrot
2º Um copo de veneno, Os detectives da Viela Voltaire
3º O diário de um banana
BE: Só mais uma curiosidade, se é que não te importas de partilhar: qual é o teu lugar preferido para ler?
PP: O meu lugar preferido para ler é na minha cama, para além de outros, mas não consigo adormecer sem ler!
BE: Obrigada, Pedro, pela tua entrevista!
Continuação de boas leituras!

Se não conseguires visualizar este slide, clica na nossa nova página Leituras e leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros