sexta-feira, 22 de novembro de 2019


Sessões Pedagógicas com a APEO

Associação de Pesquisa e Estudo da Oralidade


No dia treze de novembro, a biblioteca D. Francisca de Aragão teve o prazer de receber o presidente da APEO, Dr. Ruivinho Brazão, que veio à nossa escola dinamizar uma sessão pedagógica sobre tradições orais (lengas-lengas, trava-línguas, adivinhas e provérbios…) da região do Algarve. Esta sessão contou com a preciosa colaboração da Sr.ª Almerinda Martins Coelho e da nossa ex-colega, professora Ana Coelho, que vieram dizer cantilenas e trava-línguas da oralidade algarvia.



Para que servem as palavras? Como apareceram as vogais e as consoantes? Como se formaram as palavras? Foram as questões de partida colocadas pelo nosso convidado, levando os alunos à descoberta das vogais e das consoantes, dos sons das letras e das palavras, e a descobrir “ Palavras com que Aprendo e Brinco”.
Os alunos do pré-escolar, da Sala Verde, e da turma B, do 1.º ano, participaram ao longo da sessão. Os alunos aprenderam e também se divertiram.



Património, memória e identidade devem ser preservados e valorizados. Por isso, no agradecimento ao nosso convidado, ficou o pedido de novas sessões, no sentido de possibilitar a mais alunos esta aprendizagem lúdica e o contacto com o património local.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros