terça-feira, 18 de fevereiro de 2020


BIBLIOTECAS ESCOLARES 
DO AGRUPAMENTO
COMEMORAM SEMANA DOS AFETOS


Para uma educação completa, a escola tem de trabalhar a literacia emocional nos alunos. Entre os dias 10 e 14 de fevereiro as nossas bibliotecas escolares comemoraram a Semana dos Afetos com a dinamização de diferentes atividades que decorreram ao longo de toda a semana.

                                               
 A Biblioteca D. Francisca de Aragão contou com um total de 8 sessões da Oficina dos Afetos, individualizada para cada uma das seis salas do Pré-escolar, e ainda para as turmas A e B do 3.º ano, dinamizadas pela Psicóloga Clínica Tânia Rodrigues, da Associação Artur Duarte Rodrigues, e pela Assistente Social com formação em terapias holísticas, Isabel Silvestre, da Academia “Pó de Estrelas”.  
                                         

       
Partindo da leitura da história “No meu coração pequenino”, e de acordo com a faixa etária dos alunos, as convidadas exploraram o reconhecimento e a gestão de emoções e sentimentos. Foi em seguida feita uma meditação guiada, terminando a sessão com uma atividade orientada de expressão plástica. As crianças do pré-escolar participaram com muito interesse nestas atividades.



                                                
 Foi realizado um Atelier de Postais de S. Valentim, dinamizado pela aluna Teresa Fortuna, do 4.º B, integrando vários alunos do 1.º ao 4.º ano.




                                                        
 Na Biblioteca D. Dinis realizaram-se várias sessões sobre “Violência no Namoro” promovidas pela APAV e dinamizadas pela psicóloga Ana Sofia Rocheta, para todas as turmas do 9.º ano de escolaridade, em articulação com o projeto PES. Os alunos participaram com muito interesse nas sessões interagindo com a simpática e comunicativa convidada, que respondeu a todas as questões colocadas.

                             
Foi colocado em cada uma das bibliotecas um marco do Correio dos Afetos onde os alunos deixaram mensagens que foram posteriormente distribuídas, foi incentivada a escrita criativa sob o mote “O Amor é...”, e os espaços foram decorados com ícones e mensagens alusivas à temática do Dia de S. Valentim, em várias línguas.



                                                                                         




Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros