segunda-feira, 16 de março de 2020


“O Meu Livro em 3 minutos”


No dia 12 de março, no âmbito da Semana da Leitura, os alunos do 3.º A aceitaram o desafio que lhes tinha sido lançado pela professora bibliotecária e vieram à biblioteca, acompanhados pela professora titular de turma, Cristina Grazina, apresentar o livro preferido.

Previamente, cada um dos alunos selecionou o livro que mais gostou de ler até ao momento e, num limite de duração temporal de 3 minutos, apresentou o livro: título, autor, tema do livro/assunto, razões da escolha/ por que gostou de ler aquele livro, parte/personagem que mais gostou, e por que é que os colegas também o deviam ler. Todos os alunos, na sua vez, participaram na atividade, tendo os livros sido diferenciados. Os alunos manifestaram uma excelente postura ao longo da sessão e, no final, mostraram curiosidade em saber qual o livro preferido da professora. Depois de destacar alguns livros, esta contou alguns interessantes episódios com livros e leitura, passados na sua infância e juventude, relacionados com a falta de liberdade e censura existentes naquele tempo, diferente de hoje em dia em que temos liberdade de ler qualquer livro e em qualquer lugar.
Foi uma atividade muito interessante, reveladora de aprendizagens significativas e que desenvolveu múltiplas competências, entre as quais a promoção da leitura, o saber comunicar e comunicar o essencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Livros